O desafio do(s) tempo(s) para as marcas

28 de outubro de 2016

O desafio do(s) tempo(s) para as marcas

Joana Carravilla, Country manager da E.Life Portugal

Mudam-se as tecnologias, mudam-se os momentos. Contrariamente ao que se verificava no passado, a vida já não é vivida em anos, dias ou horas. Os dispositivos móveis alteraram a maneira como as pessoas vivem, como experienciam a realidade, como lidam com o fator tempo. A vida passou a ser vivida em momentos. Ínfimos, independentes e únicos.

A era digital revolucionou o acesso à informação, os relacionamentos, mas, acima de tudo, transformou a variável “tempo”. E como consequência a esta alteração temporal, a que se assiste atualmente, o comportamento do consumidor mudou invariavelmente. O uso cada vez mais frequente de dispositivos móveis que permitem o acesso imediato à informação, em cada lugar e momento, trouxe um novo desafio às marcas. Cada momento constitui, agora, uma oportunidade crucial para conquistar a atenção do consumidor e moldar a sua decisão e preferência.

Segundo estatísticas da Google, 94 por cento dos utilizadores de smartphones procuram informações nos seus dispositivos enquanto estão a meio de tarefas, pelo que é possível estar, agora, numa loja de determinada marca e procurar saber mais sobre um produto ou serviço de outra. O novo contexto de multiplicidade de dispositivos móveis, como os laptops, telemóveis ou tablets, que contrariam a previsibilidade dos desktops, vem trazer mais autonomia, facilitismo e poder de decisão ao indivíduo, aumentando, contudo e incontornavelmente, a exigência do mesmo.

Assim, as ações passaram a ser cada vez menos previsíveis e as decisões a ser tomadas em instantes de impulso, respondendo a uma necessidade que não tem outro momento para se manifestar, senão aquele. As interações fragmentadas aumentam o desafio dos profissionais de comunicação e marketing que não passa só por captar a atenção dos consumidores, através de conteúdos interessantes e apelativos, mas também por encontrar e estar presente naquele ínfimo momento ideal em que os utilizadores estão mais recetivos às mensagens. Quando tudo acontece ao mesmo tempo já ninguém se prende a momentos específicos ou épocas especiais para se informar e agir. As pessoas querem fazer o máximo em cada momento.

Neste contexto, associados aos micro-momentos estão os micro-influenciadores – pessoas comuns como youtubers, instagrammers ou bloggers, que se tornaram especialistas em determinada área e que, por isso, conquistaram um grupo fiel de seguidores – que são utilizados para abordar o público-alvo mais rápida e eficazmente. Ora, nesta dinâmica atual, em que o tempo dispendido em cada tarefa é ínfimo, tudo é vivido ao momento ou, melhor dizendo, ao micro-momento, pelo que a batalha pela conquista da atenção do consumidor é vencida ou perdida em instantes – de querer saber, fazer ou comprar –, sendo estes agentes players fundamentais para moldar preferências e alavancar o alcance da marca nas redes sociais.

Com todas as alterações que se têm vindo a verificar no mercado, as empresas que querem investir no relacionamento com os seus consumidores devem estar conscientes de que estes micro-momentos representam o novo campo de batalha para a conquista de clientes, podendo ser bem sucedidas se forem capazes de atender às necessidades e de se ligarem ao consumidor no exato momento em que este se encontra. Espera-se, neste cenário, que a qualidade, eficácia e relevância do marketing sejam maiores do que nunca, já que, no final, a marca que ganha é aquela que está atenta e que consegue corresponder à expectativa do cliente num micro-momento.

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
2 votos
Loading ... Loading ...
Por Joana Carravilla

Comentários (0)

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.