O crescimento das Messaging Apps

24 de Agosto de 2017 em Opinião,Opinião

O crescimento das Messaging Apps

Com os “newsfeeds” das redes sociais a ficarem cada vez mais saturados, as pessoas utilizam cada vez mais as “messaging apps” não apenas para falar com os amigos para combinar algo ou falar sobre o seu dia, mas também para partilha de conteúdos.

Tal tem vindo a repercutir-se no crescimento das “messaging apps” nos últimos dois anos, com particular destaque para o WhatsApp.

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De acordo com dados do Business Insider as “messaging apps” tornaram-se mais populares do que as redes sociais em termos de utilização mensal.

Segundo dados da Marketest, em Portugal cerca de 40% dos utilizadores de smartphones utilizam “messagem apps”.

As “messaging apps” são um canal priviligiado para criar um relacionamento personalizado. Este é o canal preferido de comunicação dos Millennials. Um estudo realizado pela Webio nos EUA revela que cerca de 62% dos millennials são mais leais às marcas que se relacionam com estes através deste canal e estima que cerca de 2 mil milhões de utilizadores utilizem “messaging apps” até 2018.

O crescimento da utilização das “messagings apps” abre também espaço para a sua rentabilização publicitária. O Facebook anunciou há umas semanas que o Facebook Messenger, que já conta com 1,2 mil milhões de utilizadores mensais, vai passar a ser rentabilizado com publicidade. Em relação aos novos anúncios no Messenger, estes vão aparecer intercalados entre as conversas que os utilizadores têm no Messenger. Ao clicar o utilizador pode ser redireccionado para o site da empresa ou descobrir mais sobre um produto ou serviço sem sair do Messenger, através de uma conversa com um chatbot da empresa. Estes anúncios serão apenas disponibilizados em mobile [2].

O WhatsApp, que também faz parte do universo Facebook, ainda não é rentabilizado através de anúncios publicitários. Contudo, diversas marcas têm inovado ao utilizar a plataforma para comunicar com os seus clientes. Recorde-se o caso do Centro Comercial Colombo que desde há uns meses que disponibiliza um contato mais personalizado com os clientes através do WhatsApp. Através desta app, qalquer pessoa pode contactar o centro para esclarecer, em tempo real, questões sobre as lojas, horários, localizações, serviços, cinemas e eventos, entre outros.

Os consumidores pretendem cada vez um contato personalizado, transparência e colaboração e isto é algo que é facilitado por estes canais de comunicação. As messaging apps são, sem dúvida, um dos desafios atuais do marketing digital, que bem integrados na estratégia de marketing e comunicação das marcas, podem trazer vantagens competitivas para os negócios.

Carolina Afonso, Professora Universitária / Marketing Manager

 

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