Nasceu uma nova marca

27 de setembro de 2013

Nasceu uma nova marca

Fernando Paula, Grande Repórter Imagens de Marca Travel Brands

Seriam 10h da manhã do dia 21 de julho quando chegámos a Manchester para dar início às gravações de mais um Imagens de Marca Travel Brands com o foco em Inglaterra. Nos planos estavam dois dias de filmagens na cidade inglesa que seriam seguidos pela viagem até Goodwood onde iríamos filmar as instalações da Rolls-Royce. A chegada a Londres estava agendada para o meio da semana e sabíamos que a qualquer momento as objetivas das televisões de todo o mundo iriam estar focadas em Inglaterra, para dar a conhecer o herdeiro do trono britânico.

Dada a imprevisibilidade do acontecimento, não sabíamos onde iríamos estar, mas esperava que as manifestações de alegria fossem mais acentuadas no dia-a-dia inglês. O dia chegou e apesar dos diretos das televisões a partir de Londres, a vida pareceu continuar ao seu ritmo normal no resto do país.

Um ano antes, e segundo o depoimento de vários ingleses, em especial gente de Londres, a agitação foi mais notória quando a chama olímpica foi acesa na cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos. Um momento que para muitos foi marcante para a afirmação da marca Inglaterra, não fora de portas, mas a nível interno. Dizem que os ingleses não chegavam a acordo sobre o papel da nação britânica, o que o próprio povo representava, nem em que direção se encaminha a nação desde o pôs guerra e da queda do Império. Com os Jogos, em especial com a cerimónia de abertura, os ingleses voltaram a sentir orgulho de quem são enquanto nação, e isso contribui para reforçar a vitalidade da Marca Nação. É exatamente esta cultura que, por um lado preserva as tradições e a história e por outro, baseia-se na multiculturalidade para mergulhar no futuro que dinamiza a sociedade inglesa.

Estão a olhar mais para si próprios e exemplo disso é a campanha da entidade do turismo inglês, a VisitEngland que deixa a sugestão de fazer férias no país. Os resultados parecem surgir porque o peso do turismo interno é muito superior ao do turismo internacional.

edificio_igreja_IMTB_InglaterraE basta andar pelas ruas de Londres para compreender a projeção desta marca, não só do ponto de vista turístico, quando nos cruzamos com milhares de turistas a todo o momento, mas da economia em si, uma das mais fortes de toda a Europa. Do comércio às finanças, passando pelos serviços. A economia inglesa ressentiu-se com a crise de 2008, mas em 2013 dá os primeiros sinais de crescimento.

Se o espectro da crise tiver finalmente passado e com um país mais confortável consigo próprio, esta que é a quinta marca nação mais valiosa do mundo pode continuar a crescer e voltar a afirmar-se como a mais importante de origem europeia. E para muitos, a fórmula de sucesso é aquela onde se cruza o estilo inglês clássico com o arrojo da criatividade dos dias de hoje.

Na secção Travel Brands – Inglaterra não deixe de ver:

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
3 votos
Loading ... Loading ...
Fernando Paula, Grande Repórter Imagens de Marca Travel Brands

Comentários (0)

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.