Mudam-se os tempos… mude-se a marca Portugal!

31 de maio de 2013

Mudam-se os tempos… mude-se a marca Portugal!

Cristina Amaro, Diretora Editorial e Pivot Imagens de Marca

Podia começar este texto, e talvez fosse essa a opção da maior parte dos órgãos de comunicação social portugueses, a falar dos momentos difíceis, dos níveis de desemprego, da angustia das famílias que vêm os seus ordenados reduzir a cada mês que passa… Não fosse essa a realidade de um país intervencionado que atravessa uma recessão profundamente séria.

Mas apontar somente o dedo ao que está errado em Portugal é denegrir a sua imagem, desvalorizar a nossa marca nação, e não é esse o contributo que o Imagens de Marca quer dar, e tem vindo a dar ao país ao longo dos seus 9 anos de existência.

Porquê continuar a olhar somente para o copo meio vazio, quando também temos em Portugal uma realidade de gente vencedora, de projetos de sucesso que nos inspiram e nos fazem acreditar que é possível ir mais longe, de empreendedores e artistas com garra e talento ou até de uma diversidade geográfica maravilhosamente bela, entre tantas outras iguais verdades?

Estamos nós a fugir à realidade e a colorir Portugal num momento de tanto cinzentismo? Não. Estamos apenas à procura das “coisas boas” que o país também tem, valorizando o que é nosso e ajudando a nossa marca a ser mais forte. Como ela merece que se faça…

Equipa_02_IMTB_PortugalSempre fomos assumidamente positivos. Acreditamos, de coração, que podemos ajudar a fazer a diferença inspirando outros, valorizando o que temos de melhor e por isso esta emissão especial do Imagens de Marca Travel Brands, dedicada a Portugal, só podia trazer para o ecrã um programa que reflita a nossa forma de estar como equipa.

Dificuldades? Caro leitor, temos muitas! Tantas que não vale a pena partilhar… E este episódio, apesar de produzido cá dentro, não foi diferente dos outros na sua exigência nem menos difícil na sua realização.

Mas nós trabalhamos, diariamente, com garra e sentido positivo, para ultrapassar as barreiras com que nos deparamos. Sem medo. Sem hesitações. Sem reservas. Tenho a sorte de dirigir uma equipa que gosta de fazer acontecer. E talvez também o mérito de os não deixar desistir… Só assim se conseguem atingir os resultados a que nos propusemos nesta série.

O feedback que temos vindo a receber dá-nos alento para continuar, apesar das dificuldades. E por isso achamos que podemos passar a palavra para que também quem tem dificuldades, não desista de fazer o caminho menos percorrido…

Portugal não pode desistir, apesar dos momentos difíceis. E os portugueses não podem continuar a dizer mal do seu país, como até aqui, nem a olhar somente para as coisas menos boas como faz diariamente. Tem de haver lugar para criar uma imagem mais positiva na mente de todos e isso começa por cada um de nós…

Para quem tem dúvidas ou torce o nariz a estas palavras, analisem-se os factos: A marca Portugal perdeu cerca de 30% de valor no TOP 100 do estudo Nation Brands, da Brand Finance, em apenas 1 ano. Avaliada em 94 mil milhões de euros, em 2011, viu a sua posição descer da 39ª posição para a 53ª. Em 2012, a marca Portugal foi avaliada em 60 mil milhões de euros.

Lisboa01_IMTB_Portugal

Inverter esta tendência é o único caminho a fazer para um futuro melhor. Contribuirmos, todos, para essa realidade é uma obrigação de cada cidadão de nacionalidade portuguesa e/ou residente em Portugal. Na sociedade há direitos e deveres, e ambos devem ser aplicados para que a justiça do sistema funcione. Para todos. Ajudar o nosso país a crescer e a ultrapassar as dificuldades não ficando somente à espera do que o país tem para nos dar é a atitude certa de quem quer um país melhor para si e para os seus descendentes.

Excepcionalmente desta vez no primeiro fim de semana de Junho, o IMTB vai assim mostrar um Portugal de diversidade, de contrastes entre o que é mais típico e moderno, o que é mais cultural e virado para o futuro. E os que pensam que Portugal é um caso perdido, que não há nada a fazer porque nunca se vai conseguir melhorar nem corrigir o caminho para entrar num novo percurso, vale a pena olhar – com outros olhos – para a nossa marca Nação.

Aveiro_IMTB_PortugalVamos mudar percepções? Não, não vamos. Quem nos dera ter essa capacidade! Vamos criar uma Marca Portugal? Não, não vamos. Não é nossa função. Mas vamos seguramente mostrar algumas das muitas coisas boas que temos cá dentro e que, depois de já termos conhecido tantas outras marcas país, posso garantir que ainda valorizamos mais…

Em nome da equipa do Imagens de Marca que, num mês particularmente exigente para mim, teve de percorrer as estradas do país sem a minha presença, posso apenas dizer-vos que temos tudo para criar uma marca melhor no futuro.

Se estes são tempos de mudança, então que as entidades competentes aproveitem para mudar também a percepção de um país cheio de oportunidades. Reflita-se. Procure-se um novo eixo e faça-se algo que enalteça um país com 900 anos de história que tem todo o potencial para ser mais!

Faz falta olhar para a marca Portugal com olhos de quem vê um copo meio cheio e não meio vazio… Quem sabe essas mesmas entidades possam inspirar-se noutros casos que temos vindo a falar e consigam iniciar a mudança tão necessária para voltarmos a deixar uma marca positiva no mundo. Como aliás já tivemos e como ainda, em alguns territórios temos… Não de forma e com casos isolados de uma ou outra empresa ou marca portuguesa, de um ou outro potencial de Portugal, como acontece com os nomes fortes do futebol… mas sim como uma nação. Como um todo!

Equipa_01_IMTB_Portugal

Mudar Portugal é preciso. E mudar a marca Nação é crucial para a criação de uma nova imagem do país nos mercados externos e internos… Que se aproveite o momento para criar uma mudança de fundo e para se criar uma marca Portugal à altura do que nós somos. Um país cheio de potencial…

Há um longo caminho a percorrer, sim, há! Mas isso só significa que temos muitas oportunidades para criar algo que queremos que seja melhor no futuro. Nós, Imagens de Marca, estamos e iremos continuar a fazer a nossa parte. A seu tempo explicaremos como… Para já deixamos o desafio para que todos os portugueses contribuam também. Afinal a marca Portugal somos todos nós! E ajudar a mudar pode simplesmente começar por mudar a forma como olhamos para nós próprios…

Na secção Travel Brands – Portugal não deixe de ver:

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
9 votos
Loading ... Loading ...
Cristina Amaro, Diretora Editorial e Pivot Imagens de Marca

Comentários (0)

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.