Millennium Estoril Open: comunicação, marketing e diplomacia

26 de Abril de 2017 em Opinião,Opinião

Millennium Estoril Open: comunicação, marketing e diplomacia

É já na próxima semana que o Clube de Ténis do Estoril recebe os mestres da terra batida naquela que será a 28º edição do Estoril Open.

Para além do ténis que se joga, e bem, durante o único torneio do ATP World Tour realizado em Portugal e que faz as delícias dos aficionados lusos desta modalidade, o Millennium Estoril Open é um evento de comunicação, marketing e diplomacia.

Ao lado dos courts onde brilham os maiores tenistas do mundo, no Slice Lounge desfila a “nata” da sociedade portuguesa – políticos, atores, artistas, desportistas, empresários – todos fazem questão de por lá passar.

A festa custa mais de 3.5 milhões de euros[1] e os patrocinadores são a principal fonte de receita, um modelo de negócio sustentado no valor que o evento for capaz de gerar para as marcas que o financiam.

As marcas procuram, para além da intangibilidade dos valores, emoções ou experiências que o torneio lhes proporciona, garantias mesuráveis de retorno em espaço de comunicação premium e notoriedade.

O potencial mediático do evento em Portugal é superior a 25 milhões de euros [2], o que o posiciona como um dos eventos mais valiosos realizados no nosso país, mas o grande filão está no seu potencial internacional – onde este valor ascende aos 140 milhões de euros[3]. A cobertura televisiva mundial que a ATP World Tour garante aos seus eventos é um argumento poderosíssimo para vender o ténis às marcas que têm posicionamento global.

O patrocinador principal do Estoril Open, o Millennium bcp, com um investimento de 900 mil euros[4], conseguiu em 2016 um retorno mediático de 13.5 milhões de euros[5]. (ROI[6]=15). Apesar do excelente retorno que consegue alcançar com o torneio, não sendo uma marca global, não consegue capitalizar nos mercados internacionais, o retorno das muitas horas de transmissão do torneio nas televisões de todo o mundo.

A Câmara Municipal de Cascais faz uma forte aposta no novo Estoril Open, que usa como cartão de visita e como veículo de promoção das suas marcas de turismo – Estoril e Cascais. Em 2015 trouxe o torneio do vale do Jamor para dentro de portas, o evento ficou mais intimista; o município ganhou o público, ganhou presença e ganhou uma referência muito mais consistente e alinhada com os interesses do concelho.

O ténis, o ambiente, as marcas, as pessoas, o céu azul, não faltam boas razões para ir ao Estoril na próxima semana.



[1] Número divulgado pela organização
[2] Avaliação Cision em 2016
[3] Avaliação ATP – 2016
[4] Número divulgado pela organização
[5] Avaliação Cision em 2016
[6] Return on Investment

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