Millennials: Estudos sobre a “Me, me, me Generation”!

11 de Fevereiro de 2016 em Opinião

Millennials: Estudos sobre a “Me, me, me Generation”!

Os Millennials, são definidos, genericamente, como os consumidores nascidos entre 1980 e 2000. Estes consumidores constituem já cerca de 20% da população global e muitos são decisores de compra com algum peso. Também conhecidos como Echo Boomers, Geração Y, Millennials ou “Me, me, me Generation” segundo Joel Stein [1], cresceram no mundo digital, no qual telemóveis, mensagens de texto e portáteis são imprescindíveis no seu dia-a-dia.

Nos últimos tempos tenho dedicado alguma atenção a este target na tentativa de compreender melhor os seus comportamentos. Partilho convosco, algumas conclusões que tenho retirado de alguns estudos que li sobre o assunto.

A relação íntima com a tecnologia

A tecnologia e os novos dispositivos móveis (tablets, smartphones, ultraportáteis) permitem aos Millennials ligar-se entre si, como nenhuma outra geração, podendo comparar, aconselhar e recomendar produtos e serviços em fóruns online e redes sociais. Segundo um estudo da Forbes, quando a fronteira entre os seus produtos e os da sua concorrência é ténue, os Millennials contam com as opiniões dos seus amigos online. As áreas de negócio mais influenciadas pelo impacto do conteúdo gerado pelo utilizador são a eletrónica de consumo, os automóveis, os hotéis, viagens e seguros. Ao contrário da geração anterior, os Millennials não são tão influenciados por mensagens da marca, o que é compreensível, não fosse esta a geração mais exposta a publicidade do que qualquer outra na história do consumo.

Agrupar os “Millennials” todos num só grupo é um erro

A utilização do Instagram e do Snapchat varia significativamente conforme a idade. É mais frequente utilizadores entre os 20 e 25 anos terem uma conta nestas redes sociais do que entre os 26 e os 30, assim como entre os 31 e 35. Um estudo da Battery Ventures revela que 35% dos Millennials entre 20-25 não têm conta no Snapchat e 31 não tem no Instagram. Os números aumentam substancialmente entre os 31 e 35 anos, em que cerca de 73% afirma não ter conta no Snapchat e 49% alega não ter também no Instagram.

Consumo de media fragmentado

O consumo de “media” sofreu alterações. De acordo com o estudo “How Millennials Get News: Inside the Habits of America’s First Digital Generation”. [2] Não é novidade que esta geração passa mais tempo nas redes sociais e nos seus dispositivos móveis do que a ver TV ou a ler jornais e também que o consumo de media é fragmentado assim como a sua atenção. Isto faz com que a informação que obtêm do que está a acontecer no mundo seja, muitas vezes, enviesada pelo seu “news feed” das redes onde estão presentes.

Bens materiais em segundo plano

Um estudo global realizado pela ASUS e pela Edelman Berland [3] sobre a perceção do luxo pelos Millennials revela que nos estados Unidos, para 37% dos Millennials inquiridos o luxo é definido como a simples possibilidade de terem tempo para fazerem as coisas que mais gostam. Na Índia, 40% dos participantes vê como luxo a possibilidade de fazerem as coisas da forma que querem.

Os resultados revelam que a perceção de luxo alterou-se nesta nova geração. Em vez de o luxo ser associado a bens materiais, os consumidores mais jovens associam o conceito de luxo ao tempo pessoal e à liberdade.

Micromoments

Os Millennials são também caraterizados pela sua filosofia exploratória e de “do it yourself”.

A Google divulgou um estudo interessante sobre como é que os Millennials utilizam os seus equipamentos mobile nos micro-momentos das suas vidas.

O exemplo dado no estudo “Cooking Trends Among Millennials: Welcome to the Digital Kitchen” [4] é de como o mobile e as pesquisas acompanham o simples processo de seguir uma receita culinária na cozinha.

Algumas destas conclusões não são novidade, mas outras revelam alguns dados curiosos sobre esta geração e sugerem evidências interessantes sobre como as marcas podem comunicar mais eficazmente com este segmento. E, caso tenham alguns estudos sobre este segmento, não hesitem em partilhar :)

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