Mark Cuban está errado

18 de março de 2015

Mark Cuban está errado

José Manuel Costa, presidente da GCI

No seu livro Como Vencer, o tubarão Mark Cuban explica alguns dos seus conceitos-base para ser bem-sucedido. É um livro light, perfeito para ler numa viagem pequena e onde iremos encontrar vários bons conselhos para os futuros empreendedores e actuais empresários, sobretudo na óptica do serviço ao cliente.

Uma das 12 regras de Mark Cuban para as novas empresas avisa os empreendedores para “nunca, jamais” contratarem empresas de Public Relations. O conselho é depois explicado: estão a começar, poupem dinheiro e enviem directamente um email ao editor ou jornalista responsável pela área em que a vossa empresa actua.

É um excelente conselho para empreendedores como Mark Cuban, mas não deixa de ser uma abordagem algo ingénua para um livro que é vendido globalmente e que chegará a milhares de jovens empreendedores de realidades distintas e expertises diversas. Nem todos comunicam como Cuban, nem todos sabem chegar à pessoa certa ou apresentam um ângulo de abordagem interessante ao seu interlocutor. E todos sabemos que não há uma segunda oportunidade para causar uma boa impressão.

Ainda sobre o Shark Tank, é impressionante a capacidade de comunicação de todos os investidores das três versões que acompanho – norte-americana, inglesa e australiana. São formatos ligeiramente diferentes – respeitam a cultura de cada país: o canadiano mais light, o inglês sério e o norte-americano centrado no entretenimento – mas têm essa coerência comunicacional.

Esta é uma pressão-extra para o Shark Tank português, que começa este sábado. Dois dos cinco investidores estão directamente ligados ao mundo do marketing, como já por aqui afirmei, pelo que espero ansiosamente pelo primeiro programa. Quem criará uma maior empatia com o público? E como isso influenciará a sua carreira futura?

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