Marca e Sinestesia

28 de Janeiro de 2016 em Opinião

Marca e Sinestesia

Há tempos que sabemos que só comunicar a existência da marca não é suficiente para que ela sobreviva no mercado. Muitas são as estratégias de branding para que a mesma alcance seus objetivos básicos de existir e ser lembrada pelos seus públicos. Uma delas, que exige conhecimento e criatividade, é a sinestesia da marca.

Sinestesia, em poucas palavras, significa perceber algo por meio de diferentes sentidos como escutar uma cor, sentir o sabor de uma palavra, observar uma música, entre outras possibilidades (https://m.youtube.com/watch?v=1vTYDSGiuJo [1] ). Alguns exemplos do uso da sinestesia estão na literatura, nos poemas de Lawrence ou de Shakespeare.

Criatividade e Sinestesia

criatividade_sinestesia [2]

A publicidade muitas vezes faz uso da sinestesia sem nos darmos conta de sua existência. E seu poder sugestivo apaga as barreiras, anula a razão, permitindo que a emoção possa transformar em único o que é comum, por meio de uma rede de tensões emocionais.

Para Lindstrom (2007), quanto mais sentidos acionarmos com as experiências proporcionadas pela marca, mais ela será lembrada pelos públicos. A sinestesia da marca potencializa as conexões com os públicos. Como exemplo podemos citar a Skol Sensation ( https://m.youtube.com/watch?v=9JKQq6I9100 [3]).

A Skol é uma marca brasileira de cerveja que tem investido em experiências e, como recompensa, foi considerada a marca mais valiosa da América Latina em 2015 (http://g1.globo.com/economia/midia-e-marketing/noticia/2015/09/skol-desbanca-corona-em-ranking-de-marcas-valiosas-da-america-latina.html [4]).

A marca tem que transmitir sempre uma experiência memorável que seja positiva. Para isso, faz uso da percepção humana além de sua função primária, descobre, inventa, revela, conecta, entre tantas outras possibilidades.

Sites consultados:

Sinestesia

http://www.rtp.pt/noticias/saude/sinestesia-e-doenca-rara-que-afeta-1-em-cada-2-mil-portugueses_v474762 [5]

https://m.youtube.com/watch?v=In4WvneS1qM [6]

https://m.youtube.com/watch?v=1vTYDSGiuJo [1]

Skol

https://m.youtube.com/watch?v=9JKQq6I9100 [3]

https://m.youtube.com/watch?v=p47BDg25Byo [7]

Miles

http://www.biography.com/people/miles-davis-9267992#synopsis [8]

Shakespeare

http://pensador.uol.com.br/autor/william_shakespeare/ [9]

Lawrence

http://www.biography.com/people/dh-lawrence-17175776#early-life

URL do artigo: http://imagensdemarca.sapo.pt/entrevistas-e-opiniao/opiniao-1/marca-e-sinestesia/
Copyright © 2012 Imagens de Marca. Todos os direitos reservados.