Like, trust and respect

2 de Setembro de 2014 em Opinião

Like, trust and respect

“Fact: 71% of customers buy because they like you, trust you and respect you” –  Joe Verde

Enquanto abria o jornal  e fazia a actualização da informação online diária, fazendo a contagem do número de notícias relacionadas com o NovoBanco (agora já não podemos chamar BES), fui confrontado com esta expressão do guru americano das vendas auto Joe Verde.

Perante o facto descrito, fiz um pequeno exercício para tentar perceber quais daqueles argumentos se aplicavam ao NovoBanco, chegando a uma simples conclusão: Nenhuma!

Basta esta simples análise para perceber o enorme desafio que espera a nova gestão daquele banco no que diz respeito à sua comunicação e gestão de marca.

Como se comunica uma marca que nasceu já a prazo e cujo destino é morrer em breve (de acordo com algumas opiniões o mais rapidamente possível)?

Ponho-me a imaginar as reuniões de brainstorm e vejo a angústia e incerteza na cara dos estrategas e dos criativos, desafiados que foram para um processo que é a negação de tudo aquilo que é a sua missão!

Mas enfim, os resultados estão na rua e a história far-se-á!

Gostava agora de mudar um pouco de ângulo e tentar ver pelo lado dos restantes bancos a actuar em Portugal. Vários têm sido os escândalos que tem assaltado a relação do sistema financeiro com os seus stakeholders, em particular com os seus clientes. O BES, BPN e BPP, foram a versão portuguesa desses escândalos. Como deverão comunicar estrategicamente as marcas bancárias para recuperarem, no médio longo prazo, a destruição entretanto ocorrida?

No curto prazo, as transferências de dinheiro melhoraram os balanços. Mas a relação de confiança continua abalada. Por tudo isto será necessário voltar a gostar, acreditar e respeitar.

URL do artigo: http://imagensdemarca.sapo.pt/entrevistas-e-opiniao/opiniao-1/like-trust-and-respect/
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