Inteligência comercial

1 de junho de 2016

Inteligência comercial

Rafael Cerveira Pinto, Squadra - Managing Partner

A história e a realidade comprovam que a inteligência consiste não só no “conhecimento”, mas também na destreza de o aplicar na prática, no dia a dia.

Picasso e Van Gogh estão hoje nos melhores museus de todo o mundo. No entanto, Van Gogh apenas conseguiu vender um quadro em toda a sua vida e Picasso vendeu toda a sua “produção”.

Quem necessita de inteligência comercial? Todo o tipo de empresas, todo o tipo de profissionais e todos aqueles que necessitam de convencer alguém de algo, desde Médicos que precisam de “vender” aos seus pacientes a bondade dos seus tratamentos, aos Arquitetos que são capazes de vender com sucesso os seus projetos, por apresentarem duas propostas alternativas.

Todos os profissionais têm diferentes valores humanos, mas para ter sucesso nos negócios e para ajudar a desenvolver uma inteligência comercial, é importante garantir a correta aplicação da:

• Amabilidade: a forma como devemos efetuar uma abordagem comercial

• Autenticidade: devemos ser nós próprios e melhorar o nosso próprio desempenho

• Criatividade: procurar fazer diferente, mas melhor e de forma mais eficaz

• Critério: aliar o conhecimento técnico à experiencia e ao bom senso

• Decisão: escolher a melhor solução, implica conhecer bem o problema e as suas causas

• Desejo de aprender: ter uma atitude de aprendizagem requer humildade e sacrifício

• Empatia: ter a capacidade de interpretar os sentimentos e necessidades dos Clientes

• Entusiasmo: ter a capacidade de comunicar, motivar e envolver os clientes

• Exemplaridade: as palavras movem, mas os exemplos arrastam

• Pro-atividade e foco em resultados: para concretizar bem os negócios

Como profissionais, temos obrigação de gerar confiança e conhecer muito bem o nosso produto, a nossa marca e o setor onde atuamos. Quanto mais conhecermos a forma de comportamento dos Clientes (e dos potenciais clientes), bem como a maneira mais eficaz de comunicar, maior será o nosso sucesso nos negócios.

Encontre novas rotinas e instrumentos que lhe permitam desenvolver uma nova cultura de “inteligência comercial” na sua organização.

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Comentários (3)

  1. Excelente

    por: Maria Tamegao,
  2. Subscrevo na íntegra! Excelente dissertação!

    por: João Pinheiro Torres,
  3. Obrigada. Subscrevo.

    por: Marta Botelho Gomes,

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