Facebook: Conteúdo e Investimento de “mãos dadas”

12 de março de 2015

Facebook: Conteúdo e Investimento de “mãos dadas”

Carolina Afonso, especialista em marketing

“Content is King” é já uma velha máxima no mundo do marketing e com as recentes alterações no algoritmo do Facebook que diminuem drasticamente o alcance orgânico, é necessário repensar de que forma conseguimos impactar a nossa audiência.

No que ao Facebook diz respeito, é essencial assumirmos de uma vez por todas que por melhor que seja o conteúdo, este é um paid media, ou seja, há a necessidade complementar de um plano de investimento publicitário.

Contudo, e porque o conteúdo e plano de investimento no Facebook deverão “andar de mãos dadas” para que possamos maximizar o retorno do investimento deveremos equacionar a estratégia como um todo.

No que aos conteúdos diz respeito, partilho convosco exemplos de três páginas de marcas portuguesas que estão a criar conteúdos criativos e alinhados com o seu posicionamento de marca: Peixaria Centenária, Josefinas e Activo Bank.

 Algumas das particularidades que tornam a estratégia destas marcas “best-practices” são:

  • Tirar partido do real time marketing e de ocasiões especiais promovendo o ADN da marca. O exemplo é do Activo Bank, que tem como claim a “simplicidade” das operações. A marca aproveitou o dia de S. Valentim para comunicar o seu claim tirando partido da simbologia do dia.

 Activo Bank

  • Aposta na interactividade com os fãs e são inúmeras as iniciativas inovadoras em que existe um incentivo para que os fãs conversem com a marca, como no exemplo abaixo, em que a Peixaria Centenária fazendo recurso à originalidade no “copy” com aposta na coloquialidade, cria proximidade e gera engagement.

 peixaria1

  • Exploração do conceito de user-generated content (UGC), ou seja, os fãs são incentivados a contribuir com conteúdo produzido por si, como neste exemplo das Josefinas, em que é frequente os fãs submeterem fotos suas com as sabrinas.

  josefinas2

Resumindo, o content marketing visa criar mais proximidade entre marca e consumidor, incorporar a marca ao seu dia a dia de maneira quase imperceptível, criando afinidade.

Deixo-vos também dois estudos sobre este tema, ainda que aplicados à realidade norte-americana: Content Marketing State of the Nation (http://goo.gl/8tigWv) e  2015 Benchmarks, Budgets, and Trends (http://goo.gl/nqSZ3K). Espero que vos seja útil!

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