Exportar B2B ou B2C?

18 de Julho de 2012 em Opinião

Exportar B2B ou B2C?

As oportunidades de exportação e as valências necessárias são distintas se exportarmos produtos para empresas “Business to Business” (B2B) ou “Business to Consumer” (B2C), principalmente no que à marca diz respeito.

Uma marca industrial, isto é, cujos clientes sejam outras empresas, não necessita da notoriedade e da associação de valores que estimulem a identificação e o impulso de compra, necessários a uma marca destinada ao consumidor final; necessita sim, de excelente qualidade de serviço associado à venda e pós-venda bem como um conjunto de clientes de referência que permitam gerar confiança no cliente.

De uma forma muito generalizada facilmente se percebe que, para identificar oportunidades na exportação precisamos olhar primeiro a tipologia de negócio e a marca, para assim identificar as oportunidades possíveis. No caso do B2B, o investimento em marca é, tendencialmente inferior e os resultados são mais rápidos de obter, contudo o investimento em serviço e competência da Força de Vendas são fatores determinantes. No caso do B2C necessitamos de mais tempo e um significativo investimento em comunicação da marca para gerar a notoriedade valores geradores de Vendas.

Numa fase em que as estratégias de marca e de vendas passam, incontornavelmente por uma presença externa, importa ter estas especificidades em atenção na hora de decidir e investir.

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