Entramos na era MarTech

4 de Dezembro de 2017 em Opinião,Opinião

Entramos na era MarTech

Considerando o ritmo elevado da evolução das tecnologias de marketing e das consequentes alterações de comportamento das pessoas, a alteração da forma de compra / consumo através de novos modelos de negócio, o surgimento de novas plataformas e aplicações, a massificação de novas ferramentas comunicação, estamos a entrar numa nova era do marketing, cada vez mais suportada em tecnologia.

No passado, ao longo de décadas, as organizações estavam divididas por diferentes domínios ou áreas de especialidade, os chamados silos. Não era comum um profissional de IT ou tecnologia assistir a uma conferência de marketing. Por sua vez existiam conferências de tecnologia, onde os profissionais de marketing não entravam.

No presente, com a entrada na era da transformação digital, da disrupção, da concorrência global, com o crescente desenvolvimento de tecnologias e com a ânsia crescente de responder ás expectativas dos clientes, o velho modelo dos silos, das competências separadas, terminou.

Entramos numa nova era MarTech  = Marketing + Technology + Management.

No futuro, estas funções ou áreas de especialidade vão estar cada vez mais integradas e as fronteiras vão ser apagadas. Os Marketeers vão abraçar a tecnologia para entregar campanhas atrativas e experiências de compra ou consumo, notáveis. Os Técnicos de IT vão abraçar o desenho de experiências e participar na criação de produtos que as pessoas vão adorar partilhar. Os Gestores e responsáveis máximos das organizações vão passar a ser promotores de uma nova visão, de uma liderança partilhada, porque a era martech não é apenas tecnologia, é também pessoas e processos que utilizam a tecnologia para desenvolver os negócios. Os gestores vão obrigatoriamente passar para uma gestão no ecossistema digital.

No entanto é importante que as novas respostas das “velhas” empresas estabelecidas, não sejam apenas uma diminuição de preço e a substituição de mão-de-obra pela automação. As estas empresas pedem-se respostas inteligentes, novas formas de promoção, novas formas de segmentar o mercado e muita inovação para conseguirem ter propostas de valor competitivas e garantirem o seu sucesso.

Em termos futuros, nesta nova era martech, as boas práticas aconselham as “empresas estabelecidas” a integrar a nova estratégia digital, na sua estratégia empresarial.

Rafael Cerveira Pinto,  Squadra – Managing Partner

URL do artigo: http://imagensdemarca.sapo.pt/entrevistas-e-opiniao/opiniao-1/entramos-na-era-martech/
Copyright © 2012 Imagens de Marca. Todos os direitos reservados.