Christmas is coming

30 de outubro de 2015

Christmas is coming

Tiago Silva Lopes, Diretor de Internet e Serviços Móveis do Meo

…e até lá ainda vamos ter a Black Friday e a Cyber Monday o que faz desta altura do ano a melhor época de vendas online. Quem já tem uma presença na web ainda vai a tempo de algumas afinações de última hora que se podem revelar fundamentais para melhorar os seus resultados de vendas.

Não havendo agora tempo para alterações estruturais, há no entanto algumas áreas muito importantes que justificam uma análise cuidada para identificar eventuais oportunidades de melhoria nos sites:

- passar mensagens de forma clara: todos nós temos cada vez menos tempo e se achamos que um site está confuso ou pouco claro, rapidamente desistimos e passamos para o próximo. O call to action tem que ser claro, quer seja para venda, passagem de informação ou obtenção de dados adicionais do consumidor;

- carrinho de compras simples de utilizar: o processo de check out de um site pela complexidade inerente é um dos maiores desafios para quem quer vender online. Vários estudos apontam para um leakage muito significativo simplesmente por adicionar mais um passo ao processo, por isso tudo o que podermos fazer no sentido de simplificar terá seguramente um impacto relevante e imediato nos resultados;

- descontos e promoções: não há como fugir a este modelo de venda. Consumidores mais informados procuram as melhores opções e são particularmente sensíveis a boas promoções. Há quem tente ludibriar os clientes com preços descontados sobre PVPs artificialmente altos mas para além de eticamente reprovável, a história diz-nos que essa mentira tem perna muito curta e o impacto negativo é muito superior a quaisquer ganhos de curto prazo;

- segurança: os consumidores procuram sites que passem uma mensagem de conforto no que toca à segurança eletrónica. Para completar uma compra há muitos dados sensíveis que têm que ser passados pela internet e a ausência de sinais de segurança como os certificados SSL que garantem a encriptação dos dados trocados entre os consumidores e o site pode ser uma bandeira vermelha que afastará muitos clientes;

Não há receitas mas há caminhos mais seguros e conseguir melhorias nestas áreas trará garantidamente melhores resultados.

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
5 votos
Loading ... Loading ...

Comentários (0)

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.