CardBlanc

24 de outubro de 2014

CardBlanc

Diretor de Internet e Serviços Móveis do Meo

Esta semana foi lançada uma nova aplicação de e-commerce, a CardBlanc, que procura combinar a atividade social de shopping que já hoje encontramos em serviços como o Pinterest, com um processo de compra muito simples que elimina a maior parte das barreiras que normalmente encontramos nas compras por telemóvel. A ideia é simples mas ambiciosa, transformar a atividade frenética de comentários, opiniões, partilha de fotografias e muito mais, em compras imediatas reduzindo o ciclo de compra e transformando potenciais leads em vendas efetivas sem que o cliente tenha que sair da app.

Do ponto de vista do cliente a proposta de valor parece interessante mas pressupõe que todo o processo decorra sem grandes percalços e, como se alimenta da publicação do que cada utilizador compra, implica um grau de confiança muito elevado e a vontade do utilizador partilhar com os seus amigos e a comunidade o tipo de produtos e serviços que compra. Os fundadores do serviço acreditam que os utilizadores irão partilhar essa informação e brevemente vão disponibilizar benefícios diretos para quem contribui com publicações de compras, como descontos adicionais, vouchers para próximas compras entre outros.

Independentemente deste projeto ser ou não bem sucedido, a tendência a nível global é procurar juntar duas etapas muito importantes da compra online e que até hoje se têm mantido relativamente separadas: o product discovery e a compra do serviço. Hoje dificilmente um consumidor toma a decisão de compra sem recorrer a um conjunto de ferramentas sociais e de pesquisa que lhe dão o conforto de estar a tomar a decisão acertada mas na grande maioria das vezes, após a tomada de decisão começam um novo processo que leva então à compra do produto ou serviço. A capacidade de dar ao consumidor uma solução integrada que lhe dê o conforto necessário para a tomada de decisão e logo de seguida a opção que procura para concluir imediatamente o processo de compra evitando distrações e “arrefecimento” do interesse terá seguramente um grande valor no curto prazo.

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