Boas notícias para o mercado publicitário

18 de Dezembro de 2017 em Opinião,Opinião

Boas notícias para o mercado publicitário

O ano de 2017 está a chegar ao fim. É tempo de fazer o balanço do ano e de tentar perspetivar 2018.

Hoje é mais complexo fazer previsões, porque o paradigma e o modelo mudou e já não se restringe ao investimento tradicional. Ainda assim, as mais recentes estimativas sobre as tendências do mercado global de publicidade da Magna Global, a unidade de estratégia global do IPG Mediabrands, mostram que o mercado tem algumas razões para manter o otimismo, nomeadamente no que diz respeito ao digital.

Os dados de mercado dão conta de um crescimento no investimento publicitário, tanto em termos mundiais, como a nível nacional. Por outro lado, apontam para um aumento notável do digital, que no global vai crescer 5,2% no próximo ano, alcançando os 535 mil milhões de dólares. Também no mercado português se espera um acréscimo de 3,3% das receitas publicitárias, ainda que nem todos os meios acompanhem esta tendência.

Apesar do crescimento lento, a que já nos habituámos nos últimos anos, estas são notícias animadoras para o mercado português que, não obstante a sua pequena dimensão, se tem caracterizado como um mercado inovador, tecnologicamente avançado, competitivo e dinâmico. Mesmo com um ritmo mais lento, continuamos a crescer. Esta é uma tendência que não invalida que se proceda à necessária adaptação das nossas organizações, estruturas e modelos de negócio.

Alguns dados a reter para Portugal no próximo ano:

  • O Digital manterá a tendência de crescimento (+18%), com perspetivas de assim continuar nos próximos anos;
  • A televisão (generalista e por subscrição) mantém-se como o principal meio no mercado nacional, controlando quase metade das receitas publicitárias com 263 milhões de euros;
  • A TV poderá continuar a perder receitas (-1,7%), fruto do decréscimo da televisão em canal aberto;
  • A televisão paga e multicanal poderá registar um crescimento de 10%;
  • Decréscimo do investimento publicitário em imprensa (-11% nos jornais e -9% nas revistas);
  • Continuação do aumento dos investimentos publicitários em rádio (+4%).

Apesar das alterações do media-mix, e em termos gerais, há boas notícias para o mercado nacional. Vivemos, mais do que nunca, num mercado em mudança em que Portugal tem conseguido manter um crescimento competitivo em relação ao resto da Europa, resultado de um maior investimento por parte dos anunciantes. As previsões para 2018 são positivas e um bom indicador para todos os players. Não temos um aumento significativo mas ultrapassámos o ciclo negativo de há alguns anos e isso é muito positivo.

Alberto Rui Pereira – CEO / IPGMediabrands Portugal

URL do artigo: http://imagensdemarca.sapo.pt/entrevistas-e-opiniao/opiniao-1/boas-noticias-para-o-mercado-publicitario/
Copyright © 2012 Imagens de Marca. Todos os direitos reservados.