ACIL Mutante: uma (quase) centenária na vanguarda

25 de Novembro de 2015 em Opinião

ACIL Mutante: uma (quase) centenária na vanguarda

No dia 28 de outubro de 2015, a Associação Comercial e Industrial de Lajeado – ACIL comemorou 94 anos de atividades na cidade de Lajeado/RS Brasil e, em um evento especial aos associados, apresentou sua nova identidade visual que reflete os novos tempos, mais dinâmicos e complexos, que exigem um novo comportamento de marca.

Para representar a ACIL (quase) centenária, mas com espírito jovem e cheia de energia para seguir em frente, a jovem diretoria, apoiada nos mais experientes empresários (o Conselho Consultivo Empresarial, que é formado pelos ex-presidentes), optou pela estratégia da Marca Mutante e, que como já vimos em Marca Mutante: tendência e estratégia [1], trata-se de uma representação visual que se caracteriza por ser mais flexíveis, dinâmicas, subjetiva, artística, entre outras. É a natureza emocional da marca.

ACIL.001 [2]

Os responsáveis pela desenvolvimento da nova marca foi o Estúdio Frente e, segundo Rodrigo Brod, “Mais do que um projeto de design, um convite a enxergar a cidade de uma forma diferente e potencializar o que há de melhor”.

O foco está na transforma(ação)! Para Alex Schmitt, presidente da entidade, “a mesma busca reinventar-se a cada dia e sendo agente de construção do futuro que se encontra em permanente estado de evolução”.

 ACIL.002 [3]

De acordo com a descrição da nova identidade visual disponível na página oficial [4] da ACIL,

O símbolo espelha a letra “L” de Lajeado representando um exponencial crescente. Localizado na parte superior, à direita, o ícone aponta para o futuro e busca impulsionar e potencializar o desenvolvimento do município.

Os segmentos da indústria, comércio e serviços estão representados pelas três partes mutantes do ícone, constituídas de elementos básicos principais que permitem versões da marca em diferentes cores e proporções, sendo possível chegar a uma infinidade de versões.

Desta forma, em cada área de atuação, a entidade pode usar diferentes cores de identificação como, por exemplo, verde para o ambiente, laranja para inovação, roxo para o desenvolvimento, vermelho para o turismo e rosa para a comunidade, entre outros.

Podemos conferir esta descrição da marca no vídeo https://www.facebook.com/acilajeado/videos/933713950033246/ [5]

Embora quase centenária, a ACIL possui o papel de vanguarda para alavancar os negócios e dar amparo aos seus associados. Por esta razão, a escolha da estratégia de Marca Mutante está adequada como sua representação visual.

URL do artigo: http://imagensdemarca.sapo.pt/entrevistas-e-opiniao/opiniao-1/acil-mutante-uma-quase-centenaria-na-vanguarda/
Copyright © 2012 Imagens de Marca. Todos os direitos reservados.