A sua empresa está offline? Os seus clientes não!!!

8 de abril de 2015

A sua empresa está offline? Os seus clientes não!!!

Miguel Caeiro, fundador The Street Brasil

Em 2015 já não existem negócios totalmente offline. Mesmo involuntariamente, alguém, algures, não sei quando, estará a comentar com outra pessoa sobre a minha marca, o meu serviço, a minha empresa. E se eu não estiver a escutar?

Já imaginou aquele Restaurante de beira de estrada com aquelas receitas caseiras e que quase ninguém conhece? Esqueça, se for bom já não existe. Se for efetivamente bom, gostoso, diferente, se der vontade de repetir, já alguém postou em alguma rede social, já alguém fotografou os pratos e aqueles detalhes rústicos da decoração e já divulgou aquele atalho de como chegar fugindo do trânsito.

O mesmo se aplica com aquela pequena loja de bairro que já atravessou três gerações e que vende aqueles produtos que você não encontram em outro local, ou com aquele Alfaiate que ainda faz os fatos à moda antiga, ou ainda aquele mecânico que sempre dá aquele jeito no motor do carro que mais ninguém consegue….

Todos estes e tantos outros negócios que à primeira vista são totalmente “offline” ou desligados de presença voluntária nas redes sociais ou na Internet de um modo geral, não conseguem ficar imunes à nova realidade social, aos novos hábitos de partilha de tudo o que consideramos relevante na nossa vida e que de algum modo acreditamos que pode ser importante levar ao conhecimento de outros.

Incluir o mundo Online no radar da sua empresa não implica necessariamente passar a vender total ou parcialmente pela Internet, não quer dizer que você vai despedir todos os funcionários, nem mesmo representa que vocês vai ter um website mais bonito ou mesmo que a partir de agora parte significativa do seu orçamento de marketing vai para meios digitais.

Incluir o mundo Online na sua empresa implica ter a consciência que, independente da sua vontade ou estratégia, hoje o mundo tem esta componente de partilha de informação, positiva ou negativa, que se tornou fundamental controlar, monitorizar, medir, valorar e diagnosticar de forma sistemática e regular, pois pode acontecer que algo de extremamente relevante esteja a acontecer nesse momento que tem consequências directas com o seu mercado, com a sua empresa, com a sua marca, e você não pode ser o último a saber.

Em 2015 o consumidor quer entrar em contacto com qualquer prestador de serviço a todo o momento, 24/7, de forma direta, imediata, e espera uma resposta consistente e estudada.

Também em termos de tempo de resposta a situações inesperadas (positivas ou negativas) não é mais aceite tempos de reação superiores a 24h, e dependendo da gravidade ou relevância das situações, alguns minutos podem ser fatais.

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Hoje em dia os estímulos que recebemos e enviamos enquanto indivíduos acontecem através de multi-canais, multi-plataformas, a qualquer momento, em qualquer local, e de forma extremamente viral. Assim, ter ferramentas e procedimentos que nos ligam a estes “radares” tornou-se simplesmente fundamental.

A mesma noticia que você lê num jornal diário, já foi discutida, analisada, algumas vezes contrariada ou anulada, ou já sequer é noticia no mundo online, pelo que se você basear as suas fontes de informação nos meios tradicionais corre sérios riscos de atuar sobre informação desfasada e inconsistente.

Pequenos negócios “explodem” do dia para a noite através de fenómenos virais baseados em experiências positivas com produtos/marcas e destronam empresas centenárias e alteram de forma significativa os hábitos e as escolhas de consumidores.

Pequenos negócios dirigidos por uma nova classe de empreendedores extremamente preparados transformam “simples” lojas de bolos ou pastéis em verdadeiros sucessos de mercado através da repercussão que conseguem online, não tanto na esquina mais cara do bairro mais caro da cidade.

Imagine este cenário: abertura de uma barbearia de bairro. Não tem negocio mais offline do que esse, correto ? ERRADO.

Na esquina de minha casa em São Paulo inaugurou uma barbearia “diferente”. Com uma decoração de filme de Scorcese, cadeiras de barbeiro bem antigas, profissionais bem qualificados, mais de 450 rótulos de cerveja (leu bem, cerveja..), tapas deliciosas e aos sábados uma fantástica deliciosa. Cobra preços 3 a 4 vezes superiores às 15 barbearias existentes no mesmo bairro. Começou com 6 cadeiras, neste momento já tem 10, porque já não cabem mais, até o local do balcão de entrada virou espaço de cadeira de barbeiro. Vaga? Só com marcação, e precisa ter a sorte de não ser dia de filmagem para anúncios de TV. Com mais de 5 mil seguidores no Facebook, mais de 36 mil no Instagram, já foi noticia em vários canais de televisão, revistas de grande circulação e alvo de comentários pelos mais diversos blogueiros de tendências.

Então, ainda pensa que é um negocio offline ?

O mundo mudou muito na ultima década e a chegada arrasadora da internet nas nossas vidas levou a que seja inevitável interiorizar essa realidade seja qual for o seu sector de atividade, o seu negócio, mais ou menos exposto ao consumidor final, mais ou menos dependente de comunicação de massas, mais ou menos sazonal, e qualquer que seja a dimensão. Não aceitar isso é o mesmo que assinar o certificado de óbito da sua empresa. Não escutar o que dizem sobre si no mundo online é o mesmo que dirigir o seu negocio às cegas.

Não precisa de ter geeks, techys ou nerds nas suas equipas para dominar e monitorizar estes temas, hoje em dia existem sistemas de gestão que o fazem por si e o avisam no smartphone quando algo de “irregular” ou “anómalo” acontece, e onde você pode consultar a “saúde” da sua empresa/marca a qualquer momento.

 De que está à espera?

#coloqueseunegocioonline
#escuteoseunegocioonline
#offlinejaera

“If your business is not on the Internet, then your business will be out of business.”

 Bill Gates.

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