A Relativização da Cultura

15 de Dezembro de 2017 em Opinião,Opinião

A Relativização da Cultura

A natural evolução do Homem implica também uma evolução nas culturas e essa evolução está, em minha opinião, a relativizar a importância da mesma para o Homem e para Sociedade.

A cultura de que falo é a que Geert Hofstede [1] define no seu livro Cultures and Organizations [2] como um fenómeno coletivo, ou mais precisamente uma programação coletiva da mente que distingue os membros de um grupo dos membros de outro grupo.

O aumento do nível de vida e a significativa redução dos custos de mobilidade, criam um contacto frequente e significativamente longo para desenvolver, não só o espirito crítico inerente ao confronto com diferentes valores, símbolos e rituais; mas também uma necessidade de adaptação para uma sã e frutífera convivência com os demais.

Fundada nestes dois drivers: evolução intelectual através da análise critica e necessidade de ajustamento para adaptação a novas realidades, a relativização é apenas uma consequência.

Tal facto analisado por uma mente conservadora é algo de negativo e a conter, pois mudança, a adaptação e o espirito crítico, é desconforto e medo. Numa mente progressista, reformadora ou inovadora, esta é uma realidade bem aliciante, pois é mais conhecimento e desenvolvimento.

Os valores da família, por exemplo, são assim confrontados com outras formas de construir e viver este agregado, assim como os valores da Nação, dadas as interações transnacionais. É a evolução, com impactos e velocidades muito distintas do passado.

Acontecendo esta realidade, como ficam os conceitos e metodologias de gestão de marca que se centram na definição de valores e experiências de marca que se pretendem constantes no longo prazo para chegar à designada marca forte?

Penso que os conceitos e metodologias ficam fragilizados. Hoje as marcas fortes constroem-se com uma narrativa e relação com as marcas que passa por conceitos menos estáveis e mais efémeros, contudo coerentes e relevantes.

Feliz Natal!

António Jorge, Consultor, Executivo e Docente Universitário

URL do artigo: http://imagensdemarca.sapo.pt/entrevistas-e-opiniao/opiniao-1/a-relativizacao-da-cultura/
Copyright © 2012 Imagens de Marca. Todos os direitos reservados.