A cultura da inovação

3 de agosto de 2015

A cultura da inovação

Rafael Cerveira Pinto, Managing Partner – Squadra

Estudos recentes identificam as 5 características mais importantes para ter sucesso na “Inovação”:

  • Liderança empresarial forte e visionária
  • Cultura certa para promover a apoiar a inovação
  • Disposição para desafiar o status quo e para assumir riscos
  • Criar redes de colaboração (com Clientes, Fornecedores, consultores)
  • Ter capacidade e aptidão para criar

A importância de se colocar a “inovação” no centro da gestão estratégica e envolver a linha da frente do negócio, é o resultado dos CEO´s considerarem  que esta  deverá ser  a cultura genuína das empresas que pretendem ser vencedoras no mercado.

Um indicação muito clara desse movimento é o facto de cada vez mais as empresas motivarem as suas equipas a dedicarem um tempo específico para desenvolver e apoiar novas ideias.

O foco da inovação está-se a tornar mais radical, à medida que os gestores procuram novas fontes de receita e não apenas melhores produtos.

Apesar desta transformação, a prioridade ainda continua a ser dos “produtos”, seguida cada vez mais perto pelos “modelos de negócio” e “experiência dos clientes”.

Em resumo, o ingrediente-chave é ter a capacidade de criar uma cultura organizacional que estimule genuinamente a gestão da inovação em todas as áreas de uma empresa, promovendo o cruzamento de ideias entre colaboradores com diferentes responsabilidades.

Depois aprovar uma ideia, a empresa terá de estar devidamente organizada e de ter processos suficientemente céleres para levar a inovação ao mercado… antes da concorrência.

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
2 votos
Loading ... Loading ...

Comentários (0)

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.