O Marketing Interno e a Obtenção de Resultados

18 de Abril de 2012 em Entrevistas e Opinião,Opinião

O Marketing Interno e a Obtenção de Resultados

A compreensão do papel do colaborador no contexto da organização, ou seja, o que a organização espera dele, constitui um determinante fundamental para a sua motivação e, consequentemente, para a sua performance.

A compreensão deste papel sofre influencia de toda a comunicação interna, quer formal (chefias directas e indirectas) quer informal (colegas); bem do marketing interno, aqui entendido como o conjunto de acções desenvolvidas pela empresa para comunicar, a cada momento (acto continuo), a sua Missão, Visão, Valores e Objectivos.

No actual contexto económico-social as referidas acções assumem uma relevância maior uma vez que os portugueses, não sendo insensíveis, vêem a sua motivação afectada pelo discurso político e pelo ênfase dos media relativamente a crise. Assim manter uma empresa focada, com colaboradores motivados e com atitude positiva, implica cuidados e investimentos redobrados ao nível da comunicação interna.

No interior da empresa, com no exterior, importa surpreender os públicos com mensagens relevantes e acções de comunicação inovadoras. O estilo de liderança, a forma como comunica e o que se comunica, constituem ferramentas que devem ser cuidadosamente utilizadas; assim como a intranet, as newsletters e as reuniões/encontros de quadros, entre outras.

A dinâmica e a atitude positiva interna tem de suplantar o negativismo externo através da geração de um sentimento de pertença elevado e da vontade de colaborar num caminho positivo e de valor acrescentado.

A percepção desta realidade faz de cada colaborador um marketeer.

URL do artigo: http://imagensdemarca.sapo.pt/entrevistas-e-opiniao/o-marketing-interno-e-a-obtencao-de-resultados/
Copyright © 2012 Imagens de Marca. Todos os direitos reservados.