O 1.º de Maio do Pingo Doce

2 de Maio de 2012 em Entrevistas e Opinião,Opinião

O 1.º de Maio do Pingo Doce

Analisando objetivamente a iniciativa de ontem e sem entrar nas questões de dumping ou o facto da promoção ocorrer no dia 1 de Maio (dia certamente mal escolhido pelas referências negativas que originou), tratou-se de uma ação promocional agressiva assente no preço. Recordo uma realizada, recentemente, pela Media Markt, em território nacional, com o desconto do IVA (23%) em todos os produtos, incluindo ipads, iphones e afins. E com muitas filas à porta e nas caixas assim como produtos igualmente esgotados.

A campanha do Pingo Doce [1], ao contrário desta, não recorreu massivamente aos meios tradicionais para publicitar a iniciativa. Optou por uma estratégia de worth to mouth , na véspera, começando-se  a falar  “parece que o sitio do costume amanhã vai ter uma promoção fantástica de 50% de desconto”.

Na atual conjuntura, o Pingo Doce deu aquilo que o consumidor quer e está mais sensível: preço. Quem não gosta de comprar mais barato?

Mesmo desviando-se da estratégia que no último ano tem sido bandeira da marca “sem talões, sem promoções” o que é certo é que a campanha só pecou, a meu ver, pela falta de planeamento e ajustamento do ponto de venda, absolutamente necessários para garantir os melhores resultados da campanha e evitar o caos nas lojas. Apesar de as filas, os produtos esgotados, a confusão no parque de estacionamento não ser muito diferente, por exemplo, de quando é lançado um novo produto da Apple, uma nova coleção de um estilista para a H&M ou de quando começam os saldos na Harrod’s.

Resumindo, a campanha em si foi positiva mas com erros crassos (feriado do dia 1 de Maio e falta de preparação do ponto de venda) estando neste day after, certamente, o gabinete de gestão de crise ativo. Muito ativo.  ASAE, sindicatos, assembleia da república esperam respostas. O consumidor espera saber quando volta o PD a fazer de novo esta iniciativa. Voltará a fazer? De que forma? Com que aprendizagem?

URL do artigo: http://imagensdemarca.sapo.pt/entrevistas-e-opiniao/o-1o-de-maio-do-pingo-doce/
Copyright © 2012 Imagens de Marca. Todos os direitos reservados.