Media Social

22 de Fevereiro de 2012 em Entrevistas e Opinião,Opinião

Media Social

A compra de produtos e serviços online tem vindo a crescer de forma exponencial nos últimos meses. Os consumidores decidem o que vão comprar antes de “entrar” na loja e baseiam a sua escolha na pesquisa que fazem na internet, em análises comparativas, mas acima de tudo em opiniões que recolhem na internet (primeiro as dos seus amigos e conhecidos, mas igualmente valorizado é também a opinião de outros utilizadores).

A junção destes dois fenómenos levou ao aparecimento de sites sociais de conteúdos que são hoje os principais angariadores de tráfego para sites de compras, alguns deles já acima do Google ou do Facebook. O mais recente sucesso é o site Pinterest [1] que de acordo com a Comscore foi o site independente que conseguiu chegar mais depressa aos 10 milhões de utilizadores. Este serviço, ainda só acessível por convite, disponibiliza uma plataforma onde os utilizadores podem partilhar interesses e ideias através de imagens apelativas em quadros virtuais, e tem tido um enorme sucesso especialmente junto das mulheres internautas (97% dos fãs do Pinterest no Facebook são mulheres).

Em alguns relatórios o site representa mais tráfego para algumas lojas do que o Google +, Youtube, Reddit e Linkedin juntos, e muitos marketeers já apostam na presença nesta rede ainda que de forma indireta. A forma diferente como apresenta os interesses de cada utilizador e as imagens apelativas ajudaram a conquistar milhões de utilizadores que ligados por gostos comuns partilham produtos, interesses, serviços e rapidamente decidem comprar algo de que gostaram. Algumas categorias de produtos têm hoje já quotas de mercado online muito significativas (em Portugal existem produtos com mais de 50% das suas vendas a serem efetuadas pela internet) e estas novas plataformas têm um potencial de endorsement muito superior ao dos já velhinhos adwords. São plataformas ainda emergentes mas fundamentais na estratégia de médio prazo das empresas que queiram ter uma presença forte na internet e por isso devem ser acompanhadas muito de perto pelos marketeers. Independentemente da evolução que o Pinterest venha a ter nos próximos tempos, conseguiu em poucos meses atingir uma audiência notável e criar um ambiente de partilha fortemente potenciador de venda de produtos online.

 

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