Media Social

22 de fevereiro de 2012

Media Social

Tiago Silva Lopes, Diretor Portal Sapo

A compra de produtos e serviços online tem vindo a crescer de forma exponencial nos últimos meses. Os consumidores decidem o que vão comprar antes de “entrar” na loja e baseiam a sua escolha na pesquisa que fazem na internet, em análises comparativas, mas acima de tudo em opiniões que recolhem na internet (primeiro as dos seus amigos e conhecidos, mas igualmente valorizado é também a opinião de outros utilizadores).

A junção destes dois fenómenos levou ao aparecimento de sites sociais de conteúdos que são hoje os principais angariadores de tráfego para sites de compras, alguns deles já acima do Google ou do Facebook. O mais recente sucesso é o site Pinterest que de acordo com a Comscore foi o site independente que conseguiu chegar mais depressa aos 10 milhões de utilizadores. Este serviço, ainda só acessível por convite, disponibiliza uma plataforma onde os utilizadores podem partilhar interesses e ideias através de imagens apelativas em quadros virtuais, e tem tido um enorme sucesso especialmente junto das mulheres internautas (97% dos fãs do Pinterest no Facebook são mulheres).

Em alguns relatórios o site representa mais tráfego para algumas lojas do que o Google +, Youtube, Reddit e Linkedin juntos, e muitos marketeers já apostam na presença nesta rede ainda que de forma indireta. A forma diferente como apresenta os interesses de cada utilizador e as imagens apelativas ajudaram a conquistar milhões de utilizadores que ligados por gostos comuns partilham produtos, interesses, serviços e rapidamente decidem comprar algo de que gostaram. Algumas categorias de produtos têm hoje já quotas de mercado online muito significativas (em Portugal existem produtos com mais de 50% das suas vendas a serem efetuadas pela internet) e estas novas plataformas têm um potencial de endorsement muito superior ao dos já velhinhos adwords. São plataformas ainda emergentes mas fundamentais na estratégia de médio prazo das empresas que queiram ter uma presença forte na internet e por isso devem ser acompanhadas muito de perto pelos marketeers. Independentemente da evolução que o Pinterest venha a ter nos próximos tempos, conseguiu em poucos meses atingir uma audiência notável e criar um ambiente de partilha fortemente potenciador de venda de produtos online.

 

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Comentários (3)

  1. Dito isso, vocea ne3o acha que os estudos da web seme2ntica pdareiom propiciar justamente essa evolue7e3o dos filtros? Bom, Daniel, vamos separar duas coisas.Tecnologia/Metodologia;Seres Humanos.Estamos saindo de:- um ambiente informacional, no qual as fontes humanas de informae7e3o eram limitadas pela distribuie7e3o de ideias, atrave9s de caros canais de distribuie7e3o;Para:- de um ambiente informacional, no qual as fontes humanas de informae7e3o ne3o se3o mais limitados pela distribuie7e3o de ideias, atrave9s de caros canais de distribuie7e3o;Nosso problema agora deixa de ser colocar a cara no mundo de antes para achar a cara que vocea colocou no mundo .Ne3o resta dfavida, que hoje do anonimato e0 fama o tempo e9 muito mais curto, milhares de exemplos chovem por aed.Assim, temos novos filtros alternativos que podemos optar por nos guiar no mar informacional. Escolhemos a partir de novos crite9rios, muito mais baseado em meritocracia do que no passado.Obviamente, cercado ainda de ve1rios fatores, tipo marketing pessoal, domednio do ambiente, condie7f5es social para se manter alternativa sem custos durante bastante tempo, etc Saedmos de um mundo nublado para um menos nublado.Ne3o e9 o paraedso, mas se vea melhor.A Web seme2ntica considero que e9 o aperfeie7oamento do que je1 estamos fazendo, atrave9s do uso de robf4s para melhorar as nossas recuperae7f5es.O Google foi um salto que2ntico nisso e vamos mais adiante, sempre na ideia de que e9 preciso gerar mais releve2ncia, sempre evitando que fore7as ne3o meritocre1ticas ganhem a guerra das buscas.Esse e9 o espedrito.Vocea ainda diz: tere1 que dar uma resposta o mais prf3ximo da verdade possedvel Bom, se vocea ler alguns textos do blog, recomendo este:Vere1s que o conceito da verdade/realidade e9 algo que temos que ter bastante cuidado .O que o Google pode nos levar ou uma busca similar a locais na Internet que correspondam o mais perto possedvel do que estamos procurando.E para isso ele vai precisar:a) saber cada vez mais sobre o seu perfil para tentar adivinhar , de fato, o que vocea costuma procurar para errar menos;b) monitorar a rede e deixar que as pessoas que tenham um perfil parecido com o seu te ajudem mesmo involuntariamente (do tipo o robf4 da Amazon que indica livros.);c) usar os crite9rios atuais, do tipo, pe1ginas relevantes, links para aquela pe1gina, releve2ncia do termo buscado, etc Veja que ne3o e9 a verdade , mas e9 tentar reduzir a taxa de erro entre a sua demanda informacional e o resultado de dada busca.Esse e9 um exercedcio que tambe9m vamos ter que interferir, ajustando os robf4s, para que possamos ajude1-los podemos, por exemplo, pedir mais oficial (sites com CNPJ, por exemplo) e alternativos (sem CNPJ), coisas do tipo.c9 isso,que dizes?abrae7os,Nepf4.PS Gustavo e Alberto, valeu a visita .

    por: Tathiana,
  2. O tema e9 f3timo, e sem dfavida essa ferramenta vai desrtpear muitas discussf5es, mas nepf4, apesar de concordar que as empresas ne3o tere3o pra que lado fugir, que a dinamicidade dos eventos de hoje fare3o com que se passe a processos colaborativos, tenho receio de que toda a fore7a gerada por essa colaborae7e3o seja apropriada ne3o por quem a gera, mas pelas grandes empresas ou pelos membros de alto escale3o nas empresas.Je1 vemos isso principalmente com a Google, e9 lindo como esta empresa revolucionou nossas vidas, mas fico assustado ao imaginar o que ela pode fazer conhecendo todos os documentos de uma empresa.Fico preocupado com o que os novos famosos os numeratis ve3o poder fazer com tanta riqueza gerada..os GPS nos celulares este3o trazendo essa queste3o a tona tambe9m..ne3o e9 sf3 uma queste3o de privacidade, e9 uma queste3o de dominae7e3o dos homens por outros homens.Acho que deveredamos trabalhar mais como poderemos garantir que a riqueza gerada pela colaborae7e3o seja de todos e para todos.!Concorda?

    por: Belal,
  3. a5PgbO lbfnyuvspnwn

    por: jmjasmpbi,

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