I´M TEN!

7 de Outubro de 2013 em Entrevistas

I´M TEN!

Na semana em que se iniciam as comemorações do 10º aniversário do programa Imagens de Marca, damos a palavra à equipa fundadora.

Outubro de 2003 marcou o período da pré-produção do arranque do Imagens de Marca.  Recordo-me, como se fosse hoje, das palavras do Ricardo Costa, então diretor da SIC Notícias, exatamente em final de Setembro quando aprovou o projeto: “…Podes arrancar com a produção. Estreias em Janeiro”.

Aquelas eram as palavras que esperava ouvir há praticamente 3 anos. Depois de centenas de reuniões para apresentar o projeto e garantir financiamento, estava na hora de criar a equipa que faria o arranque do programa. O que fiz durante as semanas de outubro.

Curiosamente parte dela continua comigo. Por ordem alfabética, é com muito orgulho que ainda tenho hoje na olhoazul, a Mafalda Rocha, a Maria José Martins e a Vanda Jorge. Todas com cargos de responsabilidade, prova que cresceram connosco e que evoluíram na sua carreira profissional.

“Nascido” na produtora Textimedia, e “amadurecido” na Até ao Fim do Mundo, foi somente em 2008 que a olhoazul, empresa que criei para fazer arrancar este programa, investiu na parte técnica. Até então somente com uma equipa de jornalistas e produção, o Imagens de Marca passou a ser totalmente produzido “dentro de casa”, com a sua própria equipa de repórteres e editores de imagem. Até o estúdio passou a ser in house…

E foi aí que tudo mudou. E mudou a sério! Aquele que era um programa de televisão passou a ser uma marca multiplataforma de conteúdos que saltou do écran para a internet com o SAPO, que fortaleceu a sua presença na imprensa com a EXAME e que mais tarde passou também a ouvir-se na rádio, com os “Sons de Marca” na TSF.

Cresceu. Muito. Em tamanho e em responsabilidade. Dos cerca de 20 profissionais que trabalham na empresa, pouco mais de metade estão alocados a este programa.

Talvez a maior parte de vocês pense, caros leitores, que este é um programa que acontece “sozinho”…pois eu digo que não! O Imagens de Marca caminha para os 10 anos de emissões, e já pode celebrar os 10 de produção, graças a um conjunto de pessoas que não desistem dele, de lutar por ele, pela sua inovação, pela sua renovação, pela sua atualidade….e são tantas que não cabem aqui os seus nomes.

Patrocinadores, equipa, amigos, família, fãs, simples espetadores…alguns de ocasião mas que até esses nos dizem que sempre que nos vêm nos adoram ver…e naturalmente, a SIC Notícias, que há mais de 500 semanas nos coloca em antena, todos, merecem o nosso obrigada! Todos merecem o nosso esforço diário para que este, que é um programa de uma produtora independente, continue a estar no TOP dos magazines mais vistos do canal.

É com muito orgulho que vos digo que somos o nº2 da SIC Notícias, quando se fala de magazines. E à nossa frente estar somente o “Contra Poder”… Diria mesmo, sem modéstias, um grande reconhecimento da nossa qualidade e da excelência dos nossos conteúdos.

Eu sei que sou suspeita. Talvez poucos me tenham ouvido, publicamente, dizer isto, mas a verdade é que eu também considero o Imagens de Marca um dos melhores programas da televisão portuguesa. Um dos programas que mais tem feito pelas marcas nacionais e internacionais, em Portugal e no mundo. Um dos programas que mais as dignifica e que mais projeta o que fazem e como contribuem para a economia nacional.

Temos sido pioneiros em muitas áreas.  Fomos no arranque, há quase 10 anos, e somos hoje ao sermos, que eu conheça, dos muito poucos magazines de reportagem dedicado ao branding, a nível mundial. Somos também inovadores na forma como o fazemos, de tal forma que até a BBC, há poucos meses, quando foi entrevistada pela nossa equipa do Travel Brands, nos felicitou pelo nosso trabalho dedicado à análise das marcas-nação.

Não posso deixar de dizer que me sinto orgulhosa! Claro que sim. Assim como senti quando o Diretor de Marketing da CNN me referiu que nós somos um case study mundial por estarmos há tanto tempo no ar…algo pouco comum em TV. O que é certo é que nos mantemos no TOP das audiências e isso, naturalmente, que importa – e muito!

Somos, no entanto, um programa que depende dele próprio. Por ser uma produção independente, precisa de continuar a ter quem invista nele, em particular nestes tempos difíceis. Os nossos resultados dão-nos ainda mais força, mas, tal como qualquer outro projeto, precisa de ser sustentável para conseguir vencer e perdurar no tempo.

Assim, a nossa relevância possa continuar a ser reconhecida pelo mercado.

Da nossa parte, é certo que tudo faremos para acompanhar a evolução das marcas. Sempre com a relevância e a qualidade que nos caracteriza.

URL do artigo: http://imagensdemarca.sapo.pt/entrevistas-e-opiniao/entrevistas/im-ten/
Copyright © 2012 Imagens de Marca. Todos os direitos reservados.