I’M still a dreamer, I’M still a believer

8 de outubro de 2013

I’M still a dreamer, I’M still a believer

Vanda Jorge, Coordenadora Editorial Imagens de Marca Travel Brands

Na semana em que se iniciam as comemorações do 10º aniversário do programa Imagens de Marca, damos a palavra à equipa fundadora.  

Fui contratada num salão de beleza.

Este é subtítulo que podia acompanhar o meu texto. É também a forma mais simples e direta de responder a quem me pergunta como há 10 anos atrás me juntei ao Imagens de Marca. E é a prova de que nada acontece por acaso, que há encontros felizes… mesmo num Salão de Beleza.

Para encurtar a história… há 10 anos atrás quando a minha amiga S., estudante de comunicação social, fazia a manicura à jornalista Cristina Amaro, a conversa de circunstância foi sobre o projeto que a Cristina iria lançar em breve na televisão. A S. mais vocacionada para o teatro do que para o jornalismo, disse-lhe “tenho uma amiga com esse perfil” e sugeriu-lhe o meu nome.

Para ser mais precisa, fui quase contratada num Salão de Beleza. Porque em boa verdade seguiu-se depois a entrevista, a avaliação das cartas de referência e a longa conversa que tivemos no dia em que nos conhecemos e em que, se bem me recordo, lhe falei de forma apaixonada mais sobre a minha paixão pelo jornalismo judiciário do que sobre qualquer outro assunto… Acho que a Cristina pensou na altura “dentro de pouco tempo vai estar a falar assim, desta forma apaixonada, sobre o mundo das marcas”. E conseguiu! Disse adeus ao meu emprego… e juntei-me à equipa!

Diz-se que 10 anos é muito tempo. E não deixa de ser verdade. Mas foram 10 anos que passaram a correr. Olho para trás, recordo os primeiros dias, a sala onde a equipa se conheceu e trocou as primeiras ideias, onde planeámos o primeiro alinhamento, onde vivemos a ansiedade e a euforia da estreia…

Tudo parece estar já tão longe… mas não se esquece!

Nesse tempo eramos quatro – a autora do projeto Cristina Amaro, que nos contagiou com a sua paixão pelo mundo das marcas; a Maria José Martins a nossa “menina da Rádio” que nos adoçou as técnicas de locução; eu e a Mafalda Rocha, as duas “miúdas” apaixonadas pelo mundo da comunicação, que aos 23 anos sonhavam e acreditavam que não havia limites à criatividade e que tudo era possível!

Começámos do zero. Escrevemos os primeiros emails e fizemos os primeiros telefonemas apresentando a empresas e agências o novo programa, a perspetiva de reportagem que queríamos, a forma como queríamos contar as histórias.
Passámos do papel para as salas de edição o dia-a-dia das marcas. O que era novo e arrojado. E é curioso pensar como na última década mudou a nossa relação com o mercado. Hoje quando fazemos os nossos contactos para as reportagens, já nem nos lembramos o tempo que levou e o trabalho que exigiu construir esta relação de confiança.

10 Anos é muito tempo e é por isso que também nos desafiamos constantemente para continuar a deixar a nossa marca no mercado. Aquela que, semana após semana, desperta a curiosidade e a preferência de quem nos segue.
Este ano, numa espécie já de contagem decrescente para a primeira década de emissões, lançámos o Imagens de Marca Travel Brands, um projeto que abracei nos últimos 10 meses e que foi desenhado para analisar 10 Marcas Nação. Um projeto ambicioso, que reflete o crescimento e a abrangência do programa e que pessoalmente, apesar de todas as noites de sono que me tirou, me fez crescer muito, pessoal e profissionalmente.

O Travel Brands está na reta final mas os resultados justificam que num futuro próximo se volte a olhar para a forma como as marcas viajam pelo mundo. Até lá há ainda um outro sonho e uma grande vontade, aplicar o modelo numa análise profunda à nossa própria Marca Nação, porque acreditamos que é um tema fundamental ao futuro e desenvolvimento de Portugal.

Em 10 anos as nossas vidas deram muitas voltas. O mercado também deu umas quantas mas no final estamos todos aqui a assinalar o momento. A equipa cresceu e hoje juntos continuamos a construir a Marca Imagens de Marca.

10 Anos depois… continuo a sonhar e a acreditar que este é apenas o início…

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
4 votos
Loading ... Loading ...
Vanda Jorge, Coordenadora Editorial Imagens de Marca Travel Brands

Comentários (2)

  1. Desculpem perguntar o obvio mas como se chama a autora desta peça? A Coordenadora Editorial Imagens de Marca Travel Brands.

    por: Linda,
  2. Bom dia, já foi corrigido. Obrigado.

    por: admin,

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.