30 de setembro de 2009

Entrevistas

Imagens de Marca: Ao fim de 11 anos como podemos definir o modelo de negócio da Google? Como tem evoluído e em que bases?


Paulo Barreto: O modelo de negócio da Google baseia-se em criar produtos inovadores e úteis para os utilizadores de Internet para estes encontrarem e organizarem a sua informação. Estes produtos são sustentados pela publicidade “Search” no nosso Motor de pesquisa que se tem  revelado o modelo de publicidade mais rentável para os anunciantes e que tem vindo a crescer sustentadamente ao longo dos últimos anos. Estima-se que a publicidade “search” represente cerca de 50% de toda a publicidade na Internet e que a sua importância continue a crescer nos próximos anos. Isso é animador para o Google uma vez que vamos continuar a desenvolver produtos inovadores para os nossos utilizadores.


 



IM: Inovação é uma palavra-chave neste meio… que posicionamento tem a Google face às inovações que se assistem no mercado?


PB: O nosso desafio é manter os níveis de inovação disponibilizando produtos inovadores que os utilizadores gostem e considerem úteis. Quando começamos tínhamos um motor de pesquisa inovador baseado em métodos de pesquisa inovadores. Foi por isso que as pessoas gostaram do Google. Desde aí temos vindo a desenvolver novos produtos que tenham os mesmos níveis de inovação a que habituamos os utilizadores. É esta linha que mantemos bem presente no dia a dia. Não esquecemos que os nossos concorrentes estão apenas à distância de um clique.


 


IM: Com que pressupostos tem sido traçado o percurso da Google?


PB: No pressuposto que podemos melhorar a vida dos utilizadores de Internet dando-lhes cada vez mais produtos úteis e que os ajudam a encontrar e a organizar a informação. O nosso foco são sempre os utilizadores e somos muito claros nessa estratégia. “Focus on the user and all else will follow” é o nosso lema.


 



IM: Portugal… como se tem mostrado o nosso mercado para a marca? Como tem crescido?


PB: O balanço é bastante positivo. Desde que estamos em Portugal a estratégia tem sido muito clara. Seguindo o princípio de oferecer aos utilizadores aquilo que precisam, disponibilizar informação relevante e ajudá-los na sua vida diária temos vindo a localizar cada vez mais produtos Google em Portugal, em Português e sempre, que possível, ajustados à realidade nacional e com parceiros locais. São exemplos deste esforço, o Google Pesquisa de Livros que contou com o Grupo Leya e a Biblioteca Geral de Coimbra, o Google Maps com o envolvimento da Carris e do Metro no Google Transit, Mais Turismo, Turismo de Lisboa, entre outros, ou o IGoogle. Por outro lado, a Google Portugal tem apostado em divulgar e captar cada vez mais empresas que invistam em publicidade no motor de pesquisa do Google (Google Adwords). 


 


Posso dizer-lhe, que em ambos os casos, os utilizadores e as empresas têm reconhecido os esforços e os inovação e os resultados do produtos do Google. O NetPanel da Markest ou o site Alexa revelam um acréscimo considerável na utilização destes produtos. O Google.pt é o site com mais utilizadores em Portugal e 5 dos 7 sites com mais utilizadores em Portugal pertencem ao Google: Além do Google.pt temos o Google.com, o Youtube, o Google Images e o Gmail.


 


Em termos de publicidade, verifica-se também que hoje há já milhares de empresas que investem na publicidade no nosso motor de pesquisa. Através do Google e das suas ferramentas tecnológicas de gestão, optimização e acompanhamento de campanhas dos seus Clientes consegue que os anunciantes tenham retorno no investimento (ROI) que é um factor cada vez mais determinante na escolha dos meios em especial quando os orçamentos são mais apertados. Com o Google Adwords tem-se controlo total sobre o orçamento e das campanhas e poderá se optimizar as campanhas publicitárias durante a sua vigência para garantir os melhores resultados. Por exemplo, durante uma campanha podemos alterar ou testar as mensagens / anúncios ou privilegiar aquelas que estão a obter melhores resultados. Isto é algo que só é possível em meios interactivos como a Internet.

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