30 de abril de 2009

Entrevistas

Frederico Paiva é português e embarcou num novo desafio em Julho de 2008. Ao longo do seu percurso profissional já esteve em Barcelona e Hamburgo, passou pela Henkel e pela Sony Ericsson. Há pouco menos de um ano assumiu a direcção de Marketing da LG.



IM: Como estão divididas as cinco áreas de negócio da LG?
FP:
 A LG é uma multinacional presente em quase todos os países e a marca que está internacionalizada a nível global é a LG Electronics. Ela emprega cerca de 85 mil pessoas, e em Portugal e no resto do mundo está centrada em cinco áreas de negócio: electrónica de consumo, telemóveis, electrodomésticos, informática e ar condicionado.



 


IM: Quais são as principais apostas da LG?
FP:
A LG, em qualquer destas áreas, está sempre entre os principais players de cada linha. Temos categorias de produtos em que somos líderes, temos categorias de produto onde estamos em 2º ou 3º lugar. A nível mundial somos, por exemplo, líderes na área dos ares condicionados.  Nos telemóveis somos o maior fabricante nos Estados Unidos, e somos o fabricante em maior crescimento a nível mundial. A nível de electrónica de consumo estamos, neste momento, por exemplo em Portugal, no segundo lugar e temos uma posição onde disputamos a liderança em vários países da Europa e também de todo o mundo. É âmbito da LG, com os produtos com que trabalha, estar sempre a disputar a liderança.


 


IM: Este ano a marca está a apostar em novos lançamentos. Qual o objectivo da LG com esta estratégia?
FP:
A LG tem uma aposta muito clara na inovação, na investigação e desenvolvimento e portanto o nosso objectivo, ao apoiarmos e comunicarmos estes produtos de valor acrescentado, como é o caso do Arena, na área dos telemóveis, que é o primeiro “touch multimédia” lançado em Portugal. Hoje estamos no lançamento da Scarlet II que é um televisor de Design ímpar e que se diferencia de tudo o resto que existe no mercado. E esse é o nosso objectivo, comunicar a marca, e tudo o que a marca tem para oferecer ao consumidor português através dos seus produtos assentes numa forte inovação e diferenciação. Aproximar a marca do consumidor português.


 


IM: É uma mudança na estratégia da marca apostar numa forte estratégia de comunicação?
FP:
A LG está num processo a nível global de passagem de uma óptica mais de produção para uma óptica mais de consumidor. Isso está a ser feito através de duas áreas: de investigação e desenvolvimento de produtos e através do Marketing. Nós queremos estar junto do consumidor, queremos desenvolver produtos para o consumidor que lhe facilitem a vida, que lhe tornem a vida melhor, assente naquele que é o claim da marca: Life’s Good. E é isso que nós queremos comunicar. A mudança estratégica de produção para consumo.


 


IM: Essa é uma tendência vivida apenas em Portugal ou é global?
FP:
Esta é uma mudança que está a acontecer em todos os países onde a LG está presente.


 


IM: A marca também está a reposicionar-se em termos de oferta de produtos? 
FP:
A LG em Portugal é aquilo que se pode dizer uma marca recente. Está presente em Portugal há nove anos, o que implica que quando uma marca chega a um mercado maduro, como o português e também o europeu, tem obviamente que conquistar o seu espaço, e esse espaço é conquistado ganhando a confiança dos parceiros, fazendo um investimento para conquistar o seu espaço e isso foi feito. A marca hoje é uma marca implementada, tem os seus pontos fortes e tem pontos a melhorar. E é nisso em que estamos a apostar agora. Agora a marca está enraizada em Portugal, e dá a conhecer todo esse grupo de produtos e soluções que a LG tem a nível mais sofisticado, inovador e diferenciador ao consumidor português. E é isso que nos leva a apostar em produtos como a Scarlet ou o Arena, que são produtos Premium.


 


IM: A comunicação da marca também se baseia em campanhas multimeios?
FP:
Qualquer momento de abrandamento, como o que estamos a assistir, encarna em si oportunidades. A LG está consciente daquilo que tem para oferecer aos consumidores, e vê claramente o momento que estamos a viver como um momento de grande oportunidade de crescimento da marca. Isso fez-nos obviamente reformular as nossas estratégias e, ao contrário de alguns dos nossos concorrentes, não retiramos investimento de áreas que considero fundamentais: uma, os recursos humanos porque sem as pessoas e as suas ideias não se podem alcançar resultados. E a outra é o marketing porque ele é um veículo de comunicação de todo o produto que tão arduamente trabalhamos para desenvolver.


 


IM: E é assente no Marketing que a LG está a preparar uma série de lançamentos em 2009?
FP:
Sim, vai ser um ano para nós muito completo, repleto de iniciativas. Estamos aqui uma semana depois de lançarmos o telefone “touch multimédia”, estamos hoje com o lançamento da Scarlet, os próximos lançamentos são nas próximas semanas, um mês. É obvio que a LG vai estar muito activa. A nível global acabámos de fechar um contracto com a Formula 1, somos o seu parceiro tecnológico a nível mundial. E todas estas acções mostram que a marca está muito activa. A marca quer apresentar-se aos portugueses com tudo aquilo que desenvolve e pode oferecer aos portugueses e vai faze-lo através de campanhas fortes onde consiga passar a sua mensagem.


 


IM: E onde a Marca quer estar em Janeiro de 2010?
FP:
Obviamente que o processo de crescimento, ou de consolidação de uma marca, não é a seis meses nem a um ano. Nós temos objectivos traçados a curto, médio, longo prazo. Aquilo que posso dizer é que é ambição da LG liderar as categorias em que está envolvida. Isso passa por situações em que já estamos na liderança, manter a estratégia, em categorias onde não estamos na liderança, um investimento adicional para alcançarmos essa posição.

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