19 de novembro de 2008

Entrevistas


São activos, idealistas, são os decisores de compra em quase metade dos lares portugueses e daqui a 15 anos representarão metade da população nacional. Hoje representam já 36 por cento. Não admira que os consumidores com idades superiores a 50 anos sejam vistos cada vez mais como um “segmento emergente”, tal como classifica a BrandKey que esta quarta-feira organizou o “1º Seminário de Marketing Sénior 50+”.



Um encontro que, entre os oradores, contou com Patrick Dixon, um guru do marketing, reconhecido internacionalmente e tido como um dos mais influentes pensadores do sector. Dixon esteve à conversa com o Imagens de Marca e entre a caracterização e perspectivas futuras para o segmento 50+, o especialista deixa claro que “estes são consumidores que não podem continuar a ser ignorados” e que é preciso repensar totalmente a forma como se comunica com eles, começando desde logo a “perceber que dentro do segmento sénior, existem muitos segmentos” (veja a entrevista em destaque).



Ideia reforçada por Mónica Chaves, directora geral da BrandKey que apresentou o perfil deste consumidor acima dos 50 anos de idade. Mantendo presente que “a sub-sementação é fundamental” e que “os seniores não são todos iguais”, na sua apresentação Mónica Chaves traçou a dimensão deste segmento. Actualmente os indivíduos com idades superiores a 50 anos representam 36 por cento da população portuguesa, mais de 3,7 milhões de habitantes. Um número que daqui a 15 anos irá aumentar para passar a representar metade da população nacional. Já na Europa e nos EUA, os seniores situam-se hoje entre os 8 e os 20 por cento da população. Em 2030 estarão entre os 15 e os 20 por cento.



Quanto ao poder de compra dos “50+” a directora geral da BrandKey – apoiada em dados da Nielsen, da Mackinsey e da Millward Brown – revelou que “são os seniores quem decide as compras em 42 por cento dos lares portugueses”. Isto a juntar ao facto serem “estes indivíduos com mais de 55 anos quem controla 70 por cento da economia mundial”. Para 2015 prevê-se que este segmento será detentor “de 60 por cento da riqueza e de 40 por cento do consumo do mundo”. (Assista aqui à entrevista com a directora geral da Brandkey)



Já relativamente aos sectores onde gastam o dinheiro, a BrandKey aponta que os seniores estimulam o crescimento de sectores privados como o das “viagens e lazer, serviços financeiros, serviços de saúde, serviços de enfermagem e apoio no lar, bem como o das tecnologias”, adiantando que este segmento acima dos 50 “representa 25 por cento dos consumidores de jogos novos, 41 por cento na compra de carros novos, 56 por cento no entretenimento, 60 por cento dos cuidados de saúde e 80 por cento dos viajantes de luxo”.



Em tempos de crise 69 por cento poupa primeiro em roupa e acessórios, depois em “comer fora” e em terceiro nas viagens de foro pessoal. Por contraste 76 por cento afirma não poupar em beleza e higiene pessoal, enquanto 74 por cento diz não abdicar da TV por cabo, mesmo em altura de “apertar o cinto”.



Em poupança ou não, os dados divulgados pela BrandKey apontam que “a população sénior está em crescimento acelarado”, constituindo “consumidores de elevado potencial, por terem acumulado riqueza e vontade de gastar”. São por isso “um mercado de enormes oportunidades”.



Factos parecem ser ainda deixados de lado pela maioria das empresas e anunciantes. Isto porque de acordo com os dados apresentados por Mónica Chaves os seniores “reclamam que os produtos e serviços não são adequados a eles, pensados para eles, mas sim adaptados a eles”, e adiantam que “a comunicação, de forma geral, é dirigida a segmentos mais jovens e não os atinge de forma adequada”.









Uma “Idade maior”
“Maior” e superior a 50 anos de idade. É este o target para que aponta o portal “Idade Maior”, lançado oficialmente no 1º Seminário de Marketing Sénior 50+. Iniciativa também da BrandKey, em parceria com o IOL, o website dirige-se a um público sénior, contendo conteúdos que vão desde B”em-estar, Sexo, Família, Dinheiro, Tempo Livres e Boa Vida”, ao “encontro dos principais interesses e preocupações do segmento”.



Como explicou a Brand Key ao Imagens de Marca, o “Idade Maior” surge como resposta a uma necessidade do segmento sénior, que segundo adianta “já está online” e até agora não tinha em Portugal “um portal que lhes oferecesse os temas que eles mais procuram”.



Conheça o projecto, em entrevista com a responsável, aqui.

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
Loading ... Loading ...

Comentários (0)

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.