25 de setembro de 2008

Entrevistas

Vídeo: Um dos “teasers” utilizados no arranque do concurso.


 


Organizado pela Ford, em parceria com o Hi5, o primeiro reality show virtual português está a mobilizar aquela rede social online e a levar cinco concorrentes numa escalada de popularidade, quer no ciberespaço, quer fora dele. Em jeito de balanço, agora que o concurso vai a meio, o Imagens de Marca lançou algumas questões à organização do Ícones, que pelo elevado número de pessoas que afirma impactar o considera um projecto de “enorme sucesso”.



Imagens de Marca: Qual o feedback que têm recebido até agora?
Organização do Ícones:
O Feedback tem sido surpreendente e o primeiro indicador a ter em conta foi o número de inscrições para casting. 6390. Nas primeiras horas inscreveram-se quase 800 pessoas, e desde aí foi sempre a crescer, de forma muito regular e sustentada. Hoje, com o Reality Show já a decorrer, os cinco Ícones têm feito um trabalho fantástico. Durante as duas primeiras semanas foram para a “net” e para rua para cumprir o primeiro desafio, fazer campanha em prol da sua popularidade convidando as pessoas a participar na mega “Beach-Party” que aconteceu no Delmar, na Costa da Caparica, onde estiveram milhares de pessoas que receberam entusiasticamente os seus novos ícones. De seguida, os nossos Ícones, para cumprir o segundo Desafio, andaram a fazer de “Emplastros”. Foram duas semanas de grande divertimento onde apareceram a “emplastrar” nos vários meios de comunicação social. Conseguiram vários directos, mais de 40, alcançando um enorme destaque nos media durante esse período.



IM: Como tem sido a reacção do vosso público-alvo?
OI:
Tem sido uma reacção fantástica. Este projecto, já se encontra perfeitamente massificado no Hi5 e consequentemente junto de toda a população jovem de Portugal. Lembro que o Hi5 em Portugal tem mais de 2 milhões de pessoas registadas. Essas pessoas participam activamente apoiando os seus Ícones favoritos através de comentários e campanhas de incentivo à sua participação. Mas o efeito dos ícones já ultrapassou e muito as fronteiras do Hi5 e dos desafios “oficiais”. Diariamente têm aparecido vídeos sobre o tema, clubes de fãs e manifestações espontâneas que se materializam em festas e outro tipo de eventos onde o tema que junta essas pessoas é os Ícones e o novo Ford Fiesta.


 









O concurso
Ícones é o primeiro reality show online no hi5. Durante 8 semanas, cinco concorrentes, os Ícones, terão que mostrar que “são os mais populares entre os populares”, e será o perfil do hi5 a “força dos Ícones”.
A cada concorrente é atribuído “um Kit de Sobrevivência” que inclui um novo Ford Fiesta, um MacBook com internet móvel SAPO ilimitada, um Motorola com cartão TMN moche com plafond quinzenal de 25 euros, um GPS Tom Tom, um cartão bancário com plafond quinzenal de 500 euros e um cartão BP Ultimate, com plafond quinzenal de 150 euros.

     

IM: Quantas visitas teve o site icones.sapo.pt?
OI:
Até hoje, mais de 250 mil visitantes únicos. Só o site.



IM: E a página do hi5 iconico.hi5.com?
OI:
Há alguns números que demonstram o dinamismo do perfil do “Icónico”. Tem mais de 5300 amigos, mais de 16 700 “posts” de comentários ao perfil e mais de 850 comentários às fotos. Tudo só neste perfil e num tão curto espaço de tempo. Faz dele um dos perfis que conseguiu mais dinamismo na história do Hi5. Agora imagine-se todo o Buzz que percorre milhares e milhares de perfis no Hi5 em que o assunto são os Ícones. Quem disse que a internet não é também um canal de mass media?



IM: As páginas de hi5 dos concorrentes tiveram um aumento substancial de visitas?
OI:
Desde que o relity show começou há um mês atrás os cinco Ícones já angariaram mais de 10500 novos amigos a adicionar aos milhares que já tinham. Com milhares e milhares de comentários aos perfis, fotos e vídeos. E em termos de cobertura mediática, o Ícones já foi mencionado em mais de 50 blogs e 150 notícias, imprensa, TV e rádio. 



IM: Como efectuam o cálculo de popularidade?
OI:
Está tudo assente num critério, o índice de popularidade, que é avaliado por um júri e que envolve factores como amigos, comentários, capacidade de activar a rede de amigos de uma forma criativa e original, qualidade dos conteúdos da página de hi5, desde vídeos a fotos. Diariamente o Júri reúne e actualiza os índices de popularidade de cada participante.



IM: Quais são as expectativas daqui para a frente?
OI:
Mais do que expectativas estamos numa fase já com muitas certezas. Ninguém tem dúvida do enorme sucesso que este projecto está a ser. Agora temos várias etapas pela frente que irão dar ainda mais visibilidade e popularidade ao Novo Fiesta – fazer dele um Ícone desta geração. O ponto alto deste projecto aparecerá em Outubro com a primeira mega concentração de Fiestas do mundo. E não seremos nós sozinhos a fazê-la, será toda uma comunidade de fãs dos ícones do novo Ford Fiesta que está comprometida a realizá-la.

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