25 de fevereiro de 2011

Entrevistas

Pedro Ruiz, Fundador VivaFit


 


 


Imagens de Marca (IM): Quando e como surge a Vivafit, e pelas mãos de quem?
Pedro Ruiz (PR):
A Vivafit abriu o primeiro ginásio feminino de treinos rápidos em Portugal em 2003, em Oeiras.
Os fundadores foram a Constance Ruiz e Pedro Ruiz que ainda lideram a empresa.


 


IM: Qual o seu conceito empresarial?
PR:
O negocio consiste em pequenos ginásios/centros de emagrecimento com cerca de 180m2 com capacidade para 500 sócias, sendo a nossa missão motivar as mulheres a perderem peso por meio de exercício e bons hábitos alimentares. Cada VivaFit é um negocio independente em regime de franchising.


 


IM: Qual o investimento inicial realizado?
PR:
O investimento para abrir um VivaFit é de cerca de 120 mil euros.


 


IM: Qual a estratégia da empresa para Portugal? Quantas lojas já têm e em que espaço de tempo?
PR:
Em Portugal temos mais de 100 lojas em 8 anos.


 


IM: E ao nível da internacionalização? Onde se encontra já a marca e quais as perspectivas para os próximos tempos?
PR:
Internacionalmente estamos já presentes em Espanha, Índia e Singapura. Temos negociações em curso no Brasil, Estados Unidos, Malásia, Bélgica, Uruguai e Chile. O objectivo para este ano é assinarmos mais 2 países pela via de Master Franchisados.  


 


IM: Quais as maiores dificuldades que têm sentido fora de Portugal e como as ultrapassam?
PR:
Em Espanha temos sentido grandes dificuldades no recrutamento de pessoal e na retenção de sócias. No recrutamento de pessoal a crise está-nos a ajudar e para melhorar a retenção de sócias vamos lançar o VivaFit Results que melhora a retenção pelo foco na obtenção de resultados pretendidos pelas sócias.
Na Índia a maior dificuldade prende-se com a escassez de recursos humanos qualificados. Por enquanto temos solucionado o problema com profissionais Portuguesas.
Em Singapura a maior dificuldade está no preço e falta de disponibilidade de imobiliário.


 


IM: E qual a estratégia de marketing da marca?
PR:
A estratégia de Marketing tem varias vertentes. A titulo de exemplo este ano já lançamos o programa anual “Quem mais treina mais poupa” que permite ás sócias assíduas poupar até 40%, e aos franchisados permite-lhes melhorar a retenção. Vamos agora lançar o “VivaFit Results” que com técnicas de coaching e nutrição ajuda as sócias a mudar de hábitos e consequentemente ter resultados duradouros aliadas ao exercício físico. No longo prazo a nossa principal estratégia é a referenciação.
 


 

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