17 de janeiro de 2011

Entrevistas

A Lift apresentou recentemente o seu grupo de comunicação, o Grupo Lift, que conta com a aquisição de mais duas empresas, a Up Digital e a Word Lab, entre outras novidades.


 


O Imgens de Marca falou com o presidente do Grupo, Salvador da Cunha, para perceber qual a estratégia e as pespectivas de futuro desta que já é uma marca da comunicação.


 


 


Imagens de Marca (IM): Como define a evolução da Lift, desde a Bairro Alto até ao Grupo Lift?
Salvador da Cunha (SC):
O Grupo Lift é hoje uma realidade muito distinta da antiga Bairro Alto, apesar de manter o mesmo ADN. O mercado evoluiu muito nos últimos 6 anos e a Lift é hoje uma consultora muito mais sofisticada no que respeita à forma como presta serviços aos clientes. Por um lado, a nossa ligação ao Reputation Institute, deu-nos uma profundidade de consultoria que não existe em Portugal. Através das metodologias de gestão de reputação, a Lift consegue fazer um trabalho muito mais eficaz com os clientes, no sentido de detectar os gaps que existem entre a percepção que os stakeholders têm das empresas e a sua realidade e, por essa via, propor medidas correctivas.


 


Por outro lado, há um trabalho de consultoria prévio que defende as dimensões de reputação que cada empresa deve privilegiar. Isso, só a Lift pode fazer.


 


Do ponto de vista da consultoria em comunicação, a nossa relação com a Burson-Marsteller tem sido fundamental para fazer um benchmark do que melhor se faz no Mundo no sector da consultoria em comunicação e adaptar algumas das práticas ao mercado português. Relembro que a Burson Marsteller é hoje a segunda maior consultora de comunicação e relações públicas do mundo.


 


Como Grupo, actuamos na área de influência e de inspiração das relações públicas, por oposição às tradicionais práticas da publicidade. Tanto a Lift como a Frontpage são consultoras de comunicação e relações públicas. A High actua no segmento dos eventos e design com uma dimensão já muito relevante e a Up Digital no mundo das redes sociais, web e mobile, com uma oferta muito robusta. A Word Lab é uma empresa de conteúdos com uma equipa extraordinária que vem da Lift para prestar serviços a todo o Grupo.


 


Por último, o Grupo Lift tem hoje uma equipa de excepção. Apesar de manter grande parte dos seus quadros de há 10 anos, foram-se juntando profissionais de elevada qualidade técnica e humana que sustentam um grupo quatro vezes maior do que era a antiga Bairro Alto.



 


 


IM: Como se posiciona a Lift enquanto grupo no mercado?
SC:
O Grupo Lift nasceu para ser líder de mercado no segmento da consultoria em comunicação e relações públicas. É essa a nossa vocação.


 


 


IM: E com que objectivos?
SC:
O objectivo é servir os nossos clientes com mais qualidade, porque na minha opinião a dimensão traz consigo um conjunto de vantagens muito relevantes: atrai os melhores consultores, melhora o serviço e atrai os melhores clientes. Com isto vem a tão apregoada influência, mas vem também a possibilidade de desenvolver projectos com dimensão e relevância, criando-se um círculo virtuoso difícil de quebrar. O Grupo Lift é já percepcionado como um Grupo líder pela qualidade dos serviços que presta, mas ainda não é percepcionado como um grupo com grande influência, apesar de a ter. Neste momento, o Grupo tem cerca de 120 clientes fixos, dos quais mais de 40 são grandes multinacionais que se revêem nas nossas metodologias.


 


 


IM: Qual a visão estratégica do Grupo?
SC:
Ajudar os clientes a incrementar a sua Reputação e fazer crescer o seu negócio, através de programas de comunicação de grande impacto e eficácia, consubstanciados em forte know-how e influência.


 


Com isto, pretendemos ser um Grupo líder de mercado, focado na prestação de serviços de grande valor acrescentado, assentes em três pilares fundamentais: Reputação dos Clientes, know-how do negócio e influência.


 


 


IM: Como procuram diferenciar-se num mercado que é tão competitivo?
SC:
Nos sectores da consultoria de comunicação tradicional, o grupo desenvolveu uma metodologia assente nos três pilares de que já falei e em 10 áreas de prática: Brands, Corporate, Digital, Healthcare, Lifestyle, People, Public Affairs, Reputation, Responsability e Training.


 


Nos sectores emergentes das Relações Públicas, criamos e compramos empresas e agregamos equipas. Fizemo-lo na área dos eventos, com a junção das equipas da Lift e da Frontpage, levando à criação da High há cerca de um ano, processo que não poderia ter corrido melhor. O mesmo aconteceu com a  área digital, resultando a Up Digital  da  agregação das equipas da área de prática Lift Digital e da Heylife.


 


 


IM: Quais os actuais sectores de actuação e como estão divididos pelas empresas do Grupo?
SC:
Nos sectores da consultoria tradicional, actuam a Lift Consulting e a Frontpage.


 


Na área de eventos e design temos a High Concept & Touch. A Up Digital ao nível da Web, mobile e redes sociais e a Word Lab para a área de produção de conteúdos.


 


Na área de word-of-mouth estamos a ultimar uma aquisição que será muito relevante para o Grupo.


 


Por último, a On Consulting é uma consultora estratégica associada do Grupo que actua em quatro segmentos distintos, através dos melhores parceiros internacionais, nomeadamente:
• Brand Finance | Gestão e Avaliação Financeira de Activos Tangíveis e Intangíveis
• Reputation Institute | Gestão e Avaliação de Reputação Corporativa
• Brand Genius | Gestão de Processos de Inovação e Marketing Estratégico
• On Inventure | Liderança, Coaching e Formação
 


 


 


IM: Quais as estratégias e projectos para o futuro?


SC: Nesta fase, depois da pequena revolução que constituiu esta mudança de realidade e o lançamento e aquisição de novas empresas, estamos agora focados na consolidação do Grupo e na rentabilização de todas as sinergias que estão à nossa disposição. O cross selling entre as empresas do Grupo no actual universo de clientes é a nossa grande prioridade e a que faz sentido numa altura de adversidade macro-económica como a que vivemos.


 

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
Loading ... Loading ...

Comentários (0)

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.