17 de dezembro de 2010

Entrevistas

Foto: Brian Solis, Ava Lounge, Dream Hotel – New York by Leora Israel


 


 


Brian Solis, director da FutureWorks e autor do livro “Engage”, esteve em Lisboa na Upload Pro, que decorreu na Universidade Nova, e onde veio partilhar a sua experiência sobre a importância das redes sociais para as empresas e marcas – “The Socialization of Your Corporate Brand”. O Imagens de Marca falou com ele e deixa aqui alguns conselhos deste especialista aos portugueses.


 


 


Imagens de Marca (IM): Como é que analisa o crescimento das redes sociais nos dias de hoje?
Brian Solis (BS):
O crescimento das redes sociais é exponencial e está a aumentar a sua velocidade à medida que novos utilizadores se juntam. Em Julho de 2009 o Facebook tinha 350 milhões de utilizadores e somente um ano depois já tinha atingido os 500 milhões. Em quatro anos, o Twitter angariou 125 milhões de utilizadores e a atenção e admiração dos meios de comunicação social um pouco por todo o lado. As startups que têm surgido, como a FourSquare e a Tumblr, já atraírem milhares de pessoas e os sinais apontam para a continuação do seu crescimento com o tempo.



 


IM: Como é que podem as redes sociais mudar a vida das pessoas? Está a sociedade preparada para estas mudanças?
BS:
As redes sociais já estão a mudar a forma como as pessoas chegam à informação e a partilham, e também a maneira como nos ligamos e comunicamos uns com os outros. Tendo em conta o seu design, essas redes encorajam-nos a viver a nossa vida em público, partilhando quem nós somos e o que gostamos com base no que dizemos e publicamos. A privacidade como a conhecíamos acabou, e é uma realidade sobre a qual temos muito que aprender. Sim, quanto mais usamos as redes sociais mais a sociedade muda, e não é algo que estejamos preparados para compreender. Estamos a aprender há medida que avançamos, estamos a escrever uma nova era de cultura e comportamento.


 


IM: Como é que as empresas estão a usar as redes sociais no seu dia-a-dia? Está a melhorar os seus negócios? Como?
BS:
As empresas estão a recorrer às redes sociais por diversas razões, todas com a intenção de criar uma marca com mais sentido e mais personalizada. Começa por se observar bem as conversas que decorrem online. Ao observá-las, as empresas podem aprender mais sobre o que os consumidores estão a dizer, a sentir e à procura.
Isto coloca as empresas num patamar de ligação directa de serviços ao consumidor. Através desta ligação directa, as empresas estão a gerar boa vontade e a transformar experiências negativas em sentimentos positivos.
Muitos negócios estão a utilizar as redes sociais como um novo fórum de marketing e publicidade. Cada rede fornece oportunidades novas e diferentes, não só para promoção mas também para a criação de um compromisso.
A oportunidade de estar nas redes sociais também introduz novas maneiras de consumidores e empresas colaborarem no desenvolvimento de novos produtos e serviços. Isto transforma os consumidores em accionistas, na medida em que estão integrados no processo.


 


IM: Como vê a realidade portuguesa nesta matéria?
BS:
Tenho ouvido, através de alguns especialistas, que o sector empresarial em Portugal ainda não tem a certeza do valor das redes sociais e blogs para o seu negócio. Honestamente, vejo isto por todo o Mundo, incluindo nos Estados Unidos. Enquanto a cultura do país tiver impacto na adopção de novas tecnologias e também de novos comportamentos, a cultura dos negócios também tem impacto na forma como adopta novas ferramentas e redes sociais que requerem mudanças.
O valor está aí, mas precisamos de aprender, como em tudo na vida, que o que tiramos dali é proporcional ao que investimos. Os benefícios são visíveis em todo o Mundo, basta que um líder mostre o que é possível e como chegar lá para que nós vamos.


 


IM: Que conselhos dá aos portugueses?
BS:
Oiçam e vejam o que se está a passar. Sigam a actividade Mundial. O sucesso não está atado a nenhum país em concreto… a verdade é que estamos todos a aprender, e estamos a aprender juntos.


 


IM: Na sua opinião, quais são as vantagens e desvantagens desta popularidade nas redes sociais?
BS:
Comecemos pelas desvantagens. Como não aprendemos a distinguir a diferença entre partilhar e partilhar demais, aprendemos da pior maneira quando fazemos algo errado. Por exemplo, partilhamos fotografias engraçadas para nós e para os nossos amigos; mas se um empregador ou universidade vê essas imagens, sem na realidade nos conhecer, podem ficar com uma ideia errada daquilo que somos.
Mas, aquilo que joga contra nós, também joga a nosso favor. Através da partilha de elementos que definem quem somos e porque somos únicos, podemos estar a mostrar traços interessantes que nos abram novas portas.



Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
Loading ... Loading ...

Comentários (0)

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.