24 de abril de 2013

Maçã de Alcobaça dá fruto a outros negócios

São uma das riquezas da região de Alcobaça e estão sob Indicação Geográfica Protegida que abrange cerca de 14 concelhos.  Falamos das Maçãs de Alcobaça, que hoje fazem parte de uma marca coletiva, com um selo que garante a qualidade no mercado, trabalhado por um conjunto de organizações de produtores, que deixaram de ser concorrentes para serem parceiros na promoção deste produto.

A colheita do fruto faz-se no final do verão, mas o trabalho com as maçãs dura o ano inteiro. Para além dos habituais processos de embalamento, que observámos na empresa Cooperfrutas, e comercialização do fruto, são várias as empresas da região que foram inovando na forma de “oferecer” maçã ao mercado e incentivando novas formas de consumir este produto.

A Frubaça produz sumos naturais, já reconhecidos em Inglaterra, assim como purés frios. A Campotec apostou na maçã fatiada que chega a parceiros como por exemplo a McDonald’s.

E visitámos, também, duas empresas que pretendem adocicar o mercado com o sabor deste tipo de maçã: a Cister Doce, especializada em doçaria e a Vários Sabores que aposta nas tartes de Maçã de Alcobaça. Várias formas de trabalhar o mesmo produto que damos a conhecer nesta reportagem.

Entrevistas:

Jorge Soares – Presidente Associação Produtores Maçã de Alcobaça

Jorge Periquito – Diretor Frubaça

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Jornalista: Sandra Barata; Imagem: Luís Magalhães; Edição:Arnaldo Guedes

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