24 de dezembro de 2012

Natal, a marca da tradição

O Pai Natal, as fantasias de chocolate, as rabanadas e as filhoses, o bolo-rei, tradições que são também uma marca desta quadra. A todos estes símbolos da festa, junta-se ainda o caráter solidário, de partilha e amor.

A nossa emissão na semana do Natal pega em todos estes produtos, para compor um verdadeiro cabaz recheado de marcas que marcam pela tradição, quer seja pela sua oferta, quer pelo espirito das suas ações de comunicação. Foi o que aconteceu com a Mini, marca do Grupo BMW que convidou a nossa equipa a viajar até à Lapónia para testemunhar a entregar do maior número de cartas ao Pai Natal. A aventura tinha como objetivo a entrada para a lista de recordes do Guinness, numa ação que serviu para revelar o novo Mini Paceman, à espera de ser objeto de desejo no sapatinho dos consumidores.

Dizem que é nesta altura que as vendas ficam mais douradas, que é como quem diz, mais fortes. Já lá vão 50 anos e a Fula continua a ser uma marca que faz parte do natal dos portugueses, até o seu primeiro anúncio em televisão foi lançado nesta época nos anos 60. Agora para celebrar meio seculo de vida a marca recupera este filme publicitário que serve de pretexto para recordar a história da Fula, mas também a estratégia que tem conseguido manter esta marca tradicional com uma imagem inovadora.

A mesma aposta na modernização é feita pela Imperial. A empresa de chocolates tem revisitado o espólio de outros tempos para se reinventar, este ano junta às tradicionais fantasias de chocolate, a figura da mãe Natal. Um novo produto para adoçar ainda mais as vendas que por estes dias registam um dos maiores picos do ano. O nosso cabaz conta também com o bolo-rei de uma nova marca, lançada em pleno natal tropical.

O Imagens de Marca foi convidado a acompanhar o arranque da primeira fábrica de bolos frescos embalados em Angola e trouxe de Luanda as imagens da primeira fornada de produtos da marca Dujour. Quer introduzir no mercado o conceito de frescura com os bolos feitos poucas horas antes de chegarem às lojas, uma vantagem competitiva para a marca, que espera retirar o apetite do mercado pelos bolos importados.

Por fim, mas o não menos importante no cabaz da nossa emissão, está a solidariedade social. Uma reportagem que mostra como o espirito natalício se mistura com o espirito solidário das marcas, que tentam tornar esta época mais feliz para quem tem menos motivos para sorrir.

Destacamos mais uma edição do Natal Castilho Fashion Street, uma iniciativa com o objetivo de dinamizar o comércio de rua e o negócio dos lojistas daquela zona em que uma percentagem das vendas revertia a favor da Ajuda de Berço. No Porto, a Operação Nariz Vermelho celebrou 10 anos a levar alegria a crianças hospitalizadas e seus familiares através dos doutores palhaços. Num jantar celebrado no Hotel Porto Palácio, o valor da entrada revertia a favor da instituição. A Vodafone proporcionou, mais uma vez, um dia diferente e inesquecível a cerca de 500 crianças, de várias instituições de Solidariedade Social,em Lisboa. A EDP levou 130 crianças de várias instituições ao Jardim Zoológico de Lisboa, cenário escolhido para lhes transmitir um verdadeiro espirito natalício. Já a Worten quer dar a mão aos consumidores por um Portugal mais Feliz. A campanha consiste na venda de embrulhos de Natal a 1 euro cada, para apoiar a Cruz Vermelha Portuguesa, com o objetivo de ajudar famílias carenciadas, combatendo a pobreza e a exclusão social. São as marcas que deixam marca na tradição do Natal!

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