10 de maio de 2014

Portugalidade ao sabor das marcas

Esta semana temos uma emissão que nos guia pela portugalidade trabalhada ao sabor das marcas. São muitas as que aproveitam as raízes nacionais e o que de bom tem a tradição portuguesa para inovar e fazer crescer o negócio, enquanto outras, que chegam de fora, se deixam seduzir pelos sabores portugueses. É uma emissão que nos faz “ir para fora, cá dentro”.

Começamos a nossa viagem pelo Alentejo…e voltamos a 2007 quando foi apresentada ao mercado a Adega Mayor, do Grupo Nabeiro, e inaugurada a sede em Campo Maior, desenhada pelo arquiteto Siza Vieira. Sete anos depois e com a certeza que a marca já ganhou alguma maturidade, o Grupo acredita que estava na altura de homenagear quem idealizou as linhas que se tornaram na casa da marca. Assim, nasceu o “Vinho Siza”, uma edição especial limitada a 2.500 garrafas e que é mais um passo na constante inovação que a marca acredita ser essencial para o seu crescimento.

Foi também no Alentejo, em Beja, que o “Portugal Sou Eu” esteve, a divulgar e promover este selo, numa das maiores feiras agrícolas do país, a Ovibeja. Mas nesta rubrica, passamos também pelo norte do país, onde o sabor das alheiras de Mirandela e dos vinhos Douro Prime nos guiam pela tradição portuguesa e pelas estratégias das marcas que aderiram ao selo, com o objetivo valorizar a oferta nacional.

A paragem seguinte é Lisboa, cidade que protagoniza a mais recente campanha do LIDL para a Europa, “See you in Lisbon”. Presente em Portugal há quase 20 anos, a cadeia alemã tem trabalhado estrategicamente para se aproximar dos padrões de consumo dos portugueses.

Já para estar mais próxima dos seus clientes, propondo-lhes soluções e ajudando-os a criar valor, a PWC e o BEO LAB (laboratório da área comportamental da Faculdade de Economia e Gestão da Católica Porto) estão a trabalhar na investigação do comportamento Empatia, mas também no de Partilha de conhecimento e competências internas. Como podem as empresas usar a economia comportamental em seu benefício é o tema deste mês da rubrica How to, mostrando-nos como a investigação na área comportamental pode ser aplicada na realidade empresarial.

Terminamos a emissão em festa, ao falar da celebração do 3º aniversário do Aura, um espaço português que segue a estratégia de trazer “mundo” ao Terreiro do Paço, onde está presente. Mais que um restaurante, este espaço é palco de vários eventos, que representam 40% do negócio e que contam com a experiencia e o know how de quase três décadas de Carlos Medeiros. O produtor conta ao Imagens de Marca como o Aura tira cada vez mais partido da localização para fazer crescer o negócio, e fala-nos da Challenge Concept, a empresa que está por detrás dos eventos que produz.

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Imagens de Marca

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