17 de fevereiro de 2013

Estratégias para refrescar o mercado

Nesta emissão falamos de estratégias para refrescar o mercado. Desde uma nova aposta editorial com sinal verde para a sustentabilidade até ao rebranding de uma das 5 maiores empresas angolanas, passando pelo essencial da nova visão da Compal para aumentar as vendas, há novas apostas no mundo das marcas para conhecer na nossa cidade.

O nosso destaque vai para “ Marcas Verdes “, uma nova rubrica do Imagens de Marca em associação com a Sociedade Ponto Verde, através da qual se pretende mostrar quais as marcas e negócios que são hoje bons exemplos de uma estratégia de mercado, orientada para a sustentabilidade com uma forte preocupação ambiental.

Inauguramos este espaço com o tema da redução do impacto ambiental das garrafas de plástico no setor das águas e fomos ouvir os principais players do mercado. Luso e Vitalis revelam as políticas ambientais para diminuir a sua pegada de carbono, com a redução do PET nas embalagens. As duas marcas explicam que investimentos têm feitos e como esta política de sustentabilidade contribui para a sua estratégia e crescimento do negócio.

Disposta a refrescar as suas vendas a Compal colocou o essencial no topo da sua estratégia de crescimento e está a investir numa nova distribuição através de frutarias tradicionais e na promoção e experimentação do produto através de parcerias com a TAP. A marca está também a inovar nos formatos, com uma oferta familiar mais adaptada às atuais tendências de consumo. Uma reportagem que conta com as entrevistas ao Diretor de Marketing e à Responsável de Inovação da Compal.

Na edição desta semana da rubrica Marcas da Distribuição sentimos o pulso à estratégia de sucesso da Fnac, uma marca que refrescou a maneira como os portugueses passaram a percecionar e a consumir produtos culturais. A Fnac afirma que quando entrou há 15 anos no mercado nacional democratizou a cultura que ainda hoje dá a experimentar livremente nas suas 17 lojas.

Portugal é mesmo considerado um case study dentro do Grupo francês, pela capacidade de penetração e crescimento. A marca faturou em 2012 cerca de 300 milhões de euros e apesar de um ligeira quebra acredita que ainda existem oportunidades para abrir mais alguns espaços. São dados partilhados pelo Diretor de Marketing da marca em entrevista ao nosso programa.

Após uma década de atividade a empresa angolana Refriango sentiu que estava na altura de adaptar a sua imagem corporativa à dimensão atual da empresa. Com investimentos contínuos na área industrial e comercial, a Refriango é reconhecida por seguir uma estratégia de lançamentos de novos produtos que têm refrescado o mercado angolano de soft drinks.

O Imagens de Marca tem sido um testemunho deste crescimento e nesta reportagem procuramos perceber de que forma a empresa é hoje um marco no desenvolvimento económico e social do país, contando para isso com a análise dos próprios colaboradores.

Conversamos também com a agência de criatividade BAR, responsável pelo rebranding e que tem sido cúmplice do crescimento da Refriango, tendo nesta empresa um dos seus maiores clientes.

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Imagens de Marca

Comentários (2)

  1. O produto é feito na fabrica; a marca é comprada pelo cliente. não deixem a vossa marca desaparecer do mercado.

    por: Anderson da Silva,
  2. O produto é feito na fabrica; a marca é comprada pelo cliente. não deixem a vossa marca desaparecer do mercado.

    por: Anderson da Silva,

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