29 de novembro de 2014

As linhas com que se cose a indústria têxtil

Esta semana tecemos a emissão com as linhas de uma indústria que se veste com otimismo. Entre janeiro e julho deste ano, o setor têxtil e do vestuário português registou um crescimento de 10% no volume de exportações, ou seja, mais de 2 mil e 810 milhões, face a igual período de 2013. Os números não enganam, e mostram que este é atualmente um dos mercados que mais contribui para a dinamização da economia nacional.

Após uma década difícil, durante a qual se perderam inúmeras empresas e postos de trabalho, o setor tem ganho uma nova vida, graças à retoma do consumo, associada à recuperação económica da Europa, e ao crescente desinteresse pela produção em massa nos países asiáticos. Hoje a teia do negócio de muitas empresas portuguesas faz-se com base em valores como inovação, qualidade e design. São eles que também servem de fio condutor a uma emissão especial onde mostramos como Portugal também “Marca” no setor dos têxteis.

A nossa viagem começa precisamente com uma marca que tem vindo a investir no know-how e na produção nacional, e que agora se renova para mostrar ao mundo um novo e moderno “Made in Portugal”. A Zippy, marca de vestuário infantil da Sonae Sierra, estreou recentemente um novo conceito de loja, que pretende proporcionar uma experiência de compra mais interativa e envolvente, e responder às crescentes necessidades dos pais. Nós fomos até Londres para conhecer o projeto com assinatura da agência britânica Dalziel&Pow, e descortinamos a estratégia de uma marca que está a reforçar a sua internacionalização, assente num modelo de franchising.

Quem tem concentrado as suas atenções nos mercados internacionais é a Lameirinho, uma empresa familiar de Guimarães que atualmente leva os seus têxteis-lar aos quatro cantos do mundo. Com mais de 65 anos de história, a empresa exporta cerca de 90% da sua produção, fabricando para diversas marcas internacionais de renome, como Purificación García, Agatha Ruiz de la Prada ou Antonio Miro.

Mas além de ter empresas já cimentadas a nível nacional e internacional, este é um setor que se cose com o espírito empreendedor dos portugueses e das novas marcas. São os casos da Carpet Diem e da Hussy, que se distinguem, respetivamente, nas áreas dos tapetes com design português e na roupa para vestir em casa com atrevimento q.b. Fechamos a emissão com um caso que demonstra como é importante inovar para crescer.

A LMA, empresa situada no vale do Ave região com forte tradição têxtil, diz ser hoje uma referência internacional no mercado de produção de tecidos de malha com performances técnicas, graças à sua constante procura por soluções inovadoras. Nós fomos descobrir o segredo que tem levado esta empresa, fornecedora de marcas, como Adidas ou Stella McCartney, a ser distinguida com vários prémios internacionais.

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