15 de outubro de 2012

Angola, um mercado jovem com vontade de crescer

No conjunto dos PALOPS, o mercado angolano continua a ser estratégico para muitas marcas portuguesas e multinacionais que aproveitam a proximidade cultural entre os dois países para se expandir para este território. Acompanhar a evolução e crescimento do mercado de consumo em angola, tem sido também uma preocupação do Imagens de Marca, que desta forma pode partilhar e produzir informação relevante para as empresas que investem neste movimento de internacionalização e exportação para Angola. Nos últimos meses a nossa equipa de reportagem teve a oportunidade de conhecer de perto o desenvolvimento de novos produtos no segmento da higiene pessoal. Produtos, que a DayCare acaba de lançar, com as marcas Oasis e Proderma, cujas fórmulas foram compostas a partir de vários estudos, que tiveram por base 500 entrevistas sobre os hábitos e modo de vida dos angolanos.

Procurando pela primeira vez colocar no mercado soluções de hidratação e proteção da pele e cabelo, feitas especificamente para as necessidades e desejos destes consumidores. Com este passo, a DayCare procura aproveitar o crescimento da economia angolana, com o aumento do poder de compra dos consumidores, mas também diferenciar-se de uma oferta internacional mais cara e que não contempla uma verdadeira resposta às exigências locais.

O sucesso das marcas em angola, está cada vez mais dependente da forma como estas se integram na cultura e estilo de vida do país. Numa vista à TV Zimbo, a primeira e única marca de televisão privada em Angola, o Imagens de Marca teve a oportunidade de conhecer um estudo da consultora Delloitte encomendado pelo canal, que confirma esta tendência. As marcas e os setores de negócio com mais recordação em publicidade apostam nas estrelas locais e integram nas ações de comunicação preocupações sociais. Nesta reportagem, procuramos mostrar também, como está a evoluir o investimento publicitário em meios no mercado angolano. Quais as inovações mais eficazes para atrair anunciantes e que estão a trazer mais rentabilidade.

Angola tem um mercado de consumo muito jovem, e por isso muito sedento por novidades. Entre os setores com maior potencial de crescimento está o das tecnologias. A experiencia do Sapo neste mercado é também um exemplo disso. A nossa equipa teve a oportunidade de marcar presença na festa do 4º aniversário da marca portuguesa, que revelou à nossa reportagem a importância de se dar o salto para Angola com uma estratégia local. O Sapo é visto neste mercado como sendo uma marca nacional e por detrás desta perceção está um investimento em parcerias e equipas de trabalho angolanas. A indústria publicitária também acompanha as novas realidades da sociedade angolana, cada vez mais exigente ao nível do consumo e esta semana fechamos com o Radar que nos mostra a angola real aos olhos da Unitel, um filme assinado pela Ogilvy & Mather Portugal.

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
1 votos
Loading ... Loading ...

Comentários (2)

  1. o artigo xta muito agradavel da para se aproveitar varios conteudos

    por: jonhson cabral,

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.