6 de junho de 2012

Millenium e Vodafone no palco da música

O Millenium é pela 5ª edição patrocinador principal do Rock in Rio, que diz ser uma parceria de sucesso. Em 2004 queriam visibilidade quando se tornou marca única com o bcp. A fórmula correu bem e continuam a apostar na ligação à música, não como forma de fazer negócio, mas sim de estar próximo dos clientes no dia-a-dia, até em situações de diversão, como é o caso.

Segundo Miguel Magalhães Duarte, diretor geral de comunicação da marca o orçamento para o rock in rio este ano foi reduzido na ordem dos 15% devido à situação económica que o país atravessa, o que os fez utilizar de forma mais rigorosa o orçamento para continuar a oferecer experiências ao público do rock in rio, facto que os obrigou a maior criatividade. Francisco Leite, diretor geral da agência Sumo, uma das agências de publicidade responsáveis pela ativação da marca no recinto, também falou com Imagens de Marca para explicar o conceito criativo do stand este ano, que para surpreender o público sofreu um upgrade em relação a 2010. Karaoke, fotografias com sósias de famosos e fotografia a 180º graus são algumas das atrações que levam o público àquele espaço. O merchandising é também uma forma importante de ativar a marca no festival visto que com as cristas e os óculos o objetivo era criar uma mancha cor-de-rosa no recinto.

A Vodafone está também com o rock in rio desde o primeiro momento e em comum com o Millenium tem na ligação à música uma forma de criar relação com os consumidores, num festival que dizem ser transversal a estilos e idades. Sendo a primeira ou segunda marca mais associada ao festival ao longo das 5 edições, a Vodafone garante que é uma aposta ganha.

Sem revelar valores, a marca afirma que metade do que investe em patrocínios vai para a música e o rock in rio, significa metade dos investimentos da música, ou seja, é uma parte muito substancial do orçamento de patrocínios. Apesar da situação económica complicada do país, afirmam que não reduziram o orçamento de patrocínio para o rock in rio face a anos anteriores, afirmando a importância das marcas continuarem a apostar em comunicação mesmo em tempos difíceis.

Pela 5ª vez aposta na corrida de sofás para ativar a marca antes do festival e levar clientes a ver as bandas preferidas, no best seat vodafone. Depois da aposta com o Hotel Vodafone no rock in rio de 2010, este ano repetem a ideia e voltam a dar a oportunidade aos consumidores de passarem a noite dentro do recinto.

A presença no recinto dizem ser moderna e dirigir-se ao público jovem. Investem dinheiro, mas com muito cuidado, segundo António Carriço, Diretor Marca e Comunicação Vodafone.

Para surpreender o público criaram o Palco Vodafone Showcases, que oferece concertos ao público nos intervalos dos concertos do palco mundo e é a grande inovação da marca no recinto este ano. Mais que notoriedade a marca quis também dar voz ao negócio e ter uma loja Vodafone presente na rock street, com um caracter de apoio ao cliente. Uma forma de afirmação e notoriedade da marca, segundo António Carriço. Com uma presença irreverente no festival está também a Yorn, com um barbeiro que cria penteados fora do comum aos festivaleiros que decidem arriscar.

 

Entrevistas

Miguel Magalhães Duarte – Diretor Geral Comunicação Millennium
Francisco Leite – Diretor Geral Agência Sumo
António Carriço – Diretor Marca e Comunicação Vodafone

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Jornalista: Sandra Pinto Barata; Reporter de Imagem: Patrique Almeida; Edição: Rui Rodrigues

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