Volkswagen, Banco Popular e Merrell renovam imagem

9 de Fevereiro de 2015 em Atualidade

Volkswagen, Banco Popular e Merrell renovam imagem

Nova imagem, novo posicionamento ou nova estratégia. A imprensa internacional acordou hoje a noticiar as mudanças do mundo das marcas, um pouco por todo o mundo. No Brasil, a Exame [1] refere que a Volkswagen está a preparar o lançamento da nova imagem do modelo Gol, líder de vendas no país. De acordo com o jornal, a marca alemã quis antecipar a linha de 2016 para fazer frente à ameaça de perda de liderança para o Fiat Palio. Em Espanha, pelas mãos da Brand Union, o Banco Popular diz querer mostrar a “sua verdadeira essência” numa altura em que celebra os 90 anos. O Marketing Direto [2] diz que o objetivo do banco é “simplificar o nome para Popular, redefinir a sua posição no mercado e modernizar a sua identidade visual”. A americana Merrell quis “voltar às raízes” com uma nova imagem e uma novidade na comunicação. Segundo o Advertising Age [3], a marca outdoor utilizou a realidade virtual para envolver os consumidores num projeto que procurou dar “voz aos clientes da marca”.

Já não é novidade, mas foi oficialmente lançado no mercado. Fairlife é o novo leite da Coca-Cola comercializado nos Estados Unidos da América. Depois de sofrer um decréscimo nas vendas por parte dos americanos, a marca quis finalmente passar a comercializar o novo produto que diz ser “saudável” para conquistar o público feminino, noticia o Marketing Direto [4]. Mas será que terá sucesso? A verdade é que depois do lançamento, a marca sofreu um “golpe” na sua estratégia ao lançar a campanha “Make it Happy”. De acordo com o Observador [5], a campanha terá sido sabotada visto que, em vez de partilhar mensagens de felicidade como era intenção, a Coca-Cola terá publicado no Twitter várias citações de Hitler, retirados do “Mein Kampf”, uma situação que indignou muitos consumidores.

Em Portugal, os produtores de frutas e legumes pretendem aumentar as áreas de produção em 2015 para responder aos pedidos dos clientes estrangeiros. Segundo o jornal Público [6], a expansão do terreno para cultivo chega, em alguns casos, a quintuplicar e já há planos de investimento na produção de mirtilo, cebola, alhos ou uvas. Apesar de Portugal ainda depender do estrangeiro para se abastecer de produtos agrícolas e alimentares, o jornal refere que a prioridade das empresas nacionais passa pela exportação. Na verdade, o Dinheiro Vivo [7] dá conta de que a americana Driscoll´s, líder mundial da produção de frutos vermelhos, procura investir 3 mil milhões de euros no aumento da área de produção nacional. A empresa, há sete anos no país, detém de uma participação na Lusomorango e tem “perspetivas de aumentar a área de produção na ordem dos 50 a 60 hectares”.

O turismo português continua em destaque, desta vez, na BBC. A cidade do Porto foi a escolhida pelo canal britânico, este fim de semana, numa reportagem que dá a conhecer os problemas da Invicta devido à crise económica mas onde a beleza da cidade a torna numa riqueza mundial, refere o Observador [8]. A verdade é que o turismo fluvial no Douro alcançou os 600 mil passageiros, em 2014, mais 45 mil do que no ano anterior, acrescenta o jornal [9]. O fim de semana ficou ainda marcado pela nova lei do alojamento local turístico que, segundo o Dinheiro Vivo [10], vem facilitar o registo de propriedades privadas para que possam ser arrendadas para fins turísticos, estabelecendo coimas para quem arrendar casas com este propósito sem avisar, ao mesmo tempo, que define a designação de hotels. Adolfo Mesquita Nunes, secretário de estado do Turismo, referiu ao Jornal de Negócios [11] que “nenhum grupo hoteleiro está impedido de abrir um hostel”, respondendo às críticas do novo regime de alojamento local.

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