30 de dezembro de 2013

Um “sapatinho solidário” que traz resultados

Na semana passada o Imagens de Marca foi conhecer as estratégias de algumas marcas que investiram em campanhas de solidariedade nesta quadra festiva. E já são conhecidos alguns dos resultados dessas campanhas.

A Graham’s foi precisamente uma dessas marcas, ao lançar uma edição especial da sua Colheita de 1982, comemorativa do nascimento do Príncipe George de Cambridge (saiba porquê aqui). Parte das receitas provenientes da venda dos seis cascos selecionados reverteram a favor da Associação Bagos D’Ouro.

Esta entidade, que tem por missão apoiar crianças e jovens carenciados da Região do Douro, através do acompanhamento do seu percurso escolar e da criação de oportunidades para o desenvolvimento de projetos de vida de sucesso, recebeu, no total, um donativo de 12.700 euros. Um valor alcançado através, não só da venda do vinho, mas também de um jantar de angariação de fundos, onde foram leiloados dois lotes da Colheita de 1982.

A quantia recolhida será, agora, aplicada em bolsas universitárias. “Nós somos uma associação 100% privada, e portanto dependemos inteiramente de apoios de particulares e sobretudo empresas. As receitas desta iniciativa vão reverter integralmente para o apoio destes 4 jovens universitários, e portanto tudo o que seja a componente de comparticipação nas propinas, na renda da casa, na alimentação, nos transportes, é essencial. (…) Acredito que também vai ser interessante para a Graham’s poder apoiar e acompanhar o percurso destes jovens e ver um bocadinho o impacto que este tipo de apoios pode ter na vida das pessoas”, explica Mafalda Teixeira Bastos, Coordenadora Geral da Associação Bagos D’Ouro, em entrevista ao IM.

Recorde-se que, de acordo, com alguns estudos publicados recentemente, quer pelo Observatório Cetelem, quer pela consultora Deloitte, os smartphones, os artigos de moda, os livros, os brinquedos e também os perfumes eram os produtos mais desejados pelos portugueses no sapatinho de 2013.

O Natal é, de resto, a época com maior peso no negócio da Perfumes & Companhia, uma marca com 61 lojas em Portugal e 2 em Espanha, que decidiu recentemente associar-se à SIC Esperança na campanha “Um Presente, Um Sorriso”. Com o objetivo de criar hábitos de higiene oral em crianças do 1º ciclo do ensino básico, a marca colocou à venda, em novembro, perfumes e produtos de cosmética, em que uma percentagem das vendas revertia para a criação de “kits” de higiene oral.

Ao todo foram angariados mais de 5 mil “kits”, que serão agora distribuídos pelas instituições encarregues de identificar as crianças carenciadas em cada um dos distritos de Portugal. Simultaneamente, serão organizadas diversas ações de sensibilização.

Em entrevista ao Imagens de Marca, Catarina Faria, Diretora de Marketing da Perfumes & Companhia, evidencia as razões que levaram a marca a estabelecer esta parceria com a SIC Esperança. “Temos a participação social como um dos pontos fortes da nossa companhia, porque todos nós vivemos em sociedade e sabemos as necessidades que vão existindo, e o quanto isso afeta tanta gente mais desfavorecida. Esta é mais uma campanha, não é a única, em que com o nosso trabalho nos esforçamos para poder participar de uma forma positiva”, afirma.

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Jornalista: Francisco Branco; Imagem: Patrique Almeida/Luís Magalhães

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