8 de novembro de 2016

Um dia no Web Summit

Lisboa enche-se por estes dias de histórias e palestras inspiradoras, saídas do fantástico mundo do empreendedorismo. É graças à Web Summit que negócios como a Uber ou a One Plus chegaram ao patamar que conhecemos hoje. Portugal recebe pela primeira vez este evento de referência à escala mundial que junta Startups e investidores de todo o mundo. Ao longo dos dias do evento são esperadas mais de 50 mil pessoas que vão marcar presença na capital do empreendedorismo.

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Para promover a cidade anfitriã do evento junto de todas as empresas e investidores que por cá vão passar entre os dias 7 e 10 de novembro, a agência Invest Lisboa desafiou Vhils, Alexandre Farto, e a Solid Dogma para produzir que foi apresentado na abertura do Web Summit. O vídeo procura mostrar o lado empreendedor dos lisboetas. A som de Orelha Negra veem-se jovens lisboetas que criaram projetos que de alguma forma se destacaram e tiveram sucesso.

Também o Governo aproveitou a cerimónia de abertura do evento para anunciar que vai disponibilizar 200 milhões para financiar startups, elevando para 400 milhões o fundo destinado a apoiar esta empresas. Na mesma altura em colocada em circulação a campanha “This is not Silicon Valley, this is Portugal” uma campanha que tem por objetivo diferenciar Portugal de outros hubs tecnológicos que já se afirmaram.

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O Imagens de Marca foi sentir o pulso deste admirável mundo novo que representa uma oportunidade de ouro, para muitas Startups. Para Dave McClure da 500 Startups “às vezes gostamos de contar ás pessoas histórias fantásticas de como é construir uma empresa, mas o sucesso não vem da noite para o dia. Por exemplo investimos numa startup portuguesa, que por sinal está muito bem hoje em dia, a Talkdesk, e basta falarem com o Tiago (CEO) para perceberem que não é nada fácil conduzir uma startup para o sucesso. As probabilidades podem ser de uma em cem.” Durante a conferência de imprensa o investidor e empreendedor revelou que está de momento a investir em Portugal e que tem estado em conversações com o Governo para perceber como pode ajudar a compor o ecossistema em Portugal.

Após abandonar a zona das conferências de imprensa foi a vez de Paddy Cosgrave se sentar a responder aos jornalistas. O dia que deu início ao evento deu que falar pelos problemas técnicos com a Wi-Fi que o representante do evento teve em palco enquanto tentava fazer uma demonstração. Paddy justificou-se e explicou que era por estar a tentar ligar-se através do seu pacote de dados móveis e por não ter roaming ativo.

Durante estes dias vão ser vários os oradores que vão partilhar os seus pontos de vista nos vários palcos do Web Summit, e claro, o Pub Crawl ou Night Summit, que segundo Paddy Cosgrave é onde os negócios realmente acontecem. Em Lisboa, o Bairro Alto e a Rua Cor de Rosa no Cais do Sodré são zonas em que os investidores e os empreendedores não vão querer ficar de fora.

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Jornalista: Marco Silva; Edição: Arnaldo Guedes

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