Reputação das marcas posta em causa

24 de Junho de 2011 em Atualidade

Em momentos de crise para as empresas, as que não respondem aos comentários negativos dos consumidores na internet arriscam-se a pôr em causa a sua reputação a longo prazo. Esta é a conclusão principal de um estudo levado a cabo recentemente pela Universidade do Missouri, citado pela imprensa internacional.


 


Os comentários negativos sobre uma marca colocados pelos internautas na rede podem “perpetuar a má imagem da empresa afectada”.


 


“Durante os tempos de crise as organizações têm de fazer o esforço de responder aos comentários colocados online pelos utilizadores”, explica o autor do estudo, Bo Kyung Kim. E acrescenta: “Em qualquer caso as organizações têm que monitorizar a sua presença online para prevenir que os comentários negativos saíam do seu controlo”.


 


Para a realização deste estudo, Bo Kyung Kim  avaliou a percepção de vários consumidores sobre quatro marcas de automóveis. Os participantes leram diversas notícias sobre as crises que essas marcas estavam a enfrentar e foi-lhes perguntada a opinião que tinham sobre elas. Numa segunda fase, mostrou-se-lhes alguns comentários negativos publicados no Facebook e Twitter por pessoas directamente afectadas pela situação de crise que essas empresas enfrentam. Os participantes no estudo voltaram a responder a um questionário onde manifestavam a sua opinião sobre as referidas marcas.


 


Ficou, assim provado que os comentários negativos, principalmente os das pessoas directamente afectadas pela crise da empresa, influenciaram a percepção que os participantes tinham. TS


 

URL do artigo: http://imagensdemarca.sapo.pt/atualidade/reputacao-das-marcas-posta-em-causa/
Copyright © 2012 Imagens de Marca. Todos os direitos reservados.