14 de maio de 2015

Que segredos esconde a Luz de Lisboa?

Tantas vezes invisível para o cidadão comum, a luz mede-se em quase tudo o que fazemos. Lisboa é considerada uma das cidades “mais iluminadas” por quem a visita e, este ano, é também palco de uma exposição dedicada aquele que é considerado um dos ícones imateriais da capital, a luz.

Das ciências às artes, passando pelo cinema e até na publicidade, a Exposição “A Luz de Lisboa”, organizada pela Câmara Municipal de Lisboa e pelo Museu de Lisboa, apresenta uma perspetiva mais científica complementada pela visão artística. Para tal conta com a ajuda de dois comissários, Acácio de Almeida, diretor de fotografia, que irá revelar o lado cinematográfico, e Ana Eiró, professora catedrática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, que questiona cientificamente a especificidade da luz lisboeta.

“Esta é uma oportunidade de darmos a conhecer também o Museu de Lisboa, que já vai no terceiro ano, e ainda não é um espaço muito conhecido”, explica Catarina Vaz Pinto, vereadora da Câmara Municipal de Lisboa. Com 5 espaços adjacentes, dele fazem parte o Torreão Poente, local que acolhe esta exposição temporária que pretende atrair diferentes públicos.

Uma razão que levou o programa Imagens de Marca a ser um dos parceiros da iniciativa. Com 11 anos de emissões na SIC Notícias, o programa que detém “ um dos maiores arquivos de publicidade do país” irá retratar a luz vista pelas marcas nacionais e internacionais. Uma oportunidade que, Cristina Amaro, autora e apresentadora do Imagens de Marca, refere ser “uma primeira pedra para o lançamento do Museu das Marcas”.

Para a exposição, a I´M in Motion, produtora do Imagens de Marca, afirma estar a “convidar diversas entidades a estarem presentes neste projeto”, através do email imagensdemarca.museu@iminmotion.com, que pretende recolher “materiais de campanhas publicitárias onde a luz de Lisboa seja a protagonista”.

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
2 votos
Loading ... Loading ...
Jornalista: Ana Gaboleiro; Imagem: João Ricardo Pinto; Edição: Arnaldo Guedes

Comentários (2)

  1. E os particulares, as pessoas individuais, não podem participar?

    por: Maria Isabel Fontoura,
  2. Boa tarde, o Imagens de Marca está apenas a recolher material referente a campanhas de publicidade. Obrigado.

    por: admin,

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.