15 de janeiro de 2016

Produção biológica já vale 22 milhões de euros

A produção biológica já vale 22 milhões de euros em Portugal e só no passado muitos dos agricultores desta área viram as suas vendas aumentarem até 30%. Os dados são da Associação de Agricultura Biológica (Agrobio) que, ao Imagens de Marca, revelou algumas das razões que estão por detrás deste crescimento. A preocupação com a saúde e a mediatização dos malefícios do consumo de certos alimentos aumentaram a procura por estes alimentos. No programa desta semana vamos mostrar-lhe por que motivos o negócio da comida saudável se está a tornar cada vez mais apetitoso, mas para já convidamo-lo a conhecer melhor as entidades e as marcas que vão estar em destaque:

Agrobio – Fundada em 1985, a Associação de Agricultura Biológica afirma-se como um polo agregador de pessoas, que têm em comum a preocupação com a qualidade dos alimentos, a saúde, o ambiente e a defesa de uma prática agrícola mais sã. Entre outras atividades, a entidade apoia a produção e comercialização de produtos biológicos, oferece formação nesta área e promove atualmente os chamados Mercados Agrobio. Localizadas em vários pontos do país, estas feiras pretendem facilitar o acesso a este tipo de produtos, dando oportunidade aos consumidores de contactarem e dialogarem diretamente com os produtores (Veja aqui a entrevista a Jaime Ferreira, Presidente da Agrobio).

Biomercado – É um dos mais recentes supermercados biológicos da capital. Situado na Avenida Duque de Ávila, este espaço podem encontrar-se os mais variados produtos biológicos – desde frescos a vinhos, passando pelo peixe de Sesimbra – mas também os artigos convencionais que habitualmente estão à venda nas grandes superfícies. A este conceito, o Biomercado junta também uma zona de restauração, onde o cliente é convidado a saborear algumas receitas que inspiram os consumidores a render-se a esta tendência.

Shoyce – Produzida pela Nutre, em Vagos, no distrito de Aveiro, e presente no mercado desde os finais de 2014, afirma-se como a única marca portuguesa de bebidas de soja. Apostando na produção nacional, a Shoyce diz ter como foco de diferenciação a oferta nutricional com o sabor mais próximo do leite. Hoje já é comercializada em países como Espanha, Reino Unido e China, e em breve quer expandir-se para mercados como Médio Oriente, África e países nórdicos.

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Jornalista: Francisco Branco

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