Portugueses apostam na inovação

3 de Abril de 2012 em Atualidade

Portugueses apostam na inovação

A maioria dos portugueses, 89%, gosta de experimentar novos produtos e 76,5% dos consumidores afirmam estar dispostos a pagar mais por um produto novo que os satisfaça, uma subida de quase 10 pontos percentuais face aos 67% em 2011. A conclusão é do estudo “Produto do Ano 2012” que foi divulgado a semana passada, distinguindo 34 novos produtos que se destacam pela inovação, tendo como aspetos mais valorizados a relação qualidade-preço, os benefícios para a saúde e o sabor. [1]

Realizado pela TNS junto do seu painel de lares, representativo da população portuguesa, que abrange mais de 2 mil indivíduos, este estudo revela asescolhas dos consumidores, mediante voto direto.

Segundo a mesma investigação, a sensibilidade ao preço acompanha a conjuntura económica vivida no país, revelando que a maioria dos portugueses estão dispostos a pagar aproximadamente dois euros a mais por um produto inovador nas diversas categorias abrangidas, salvo em eletrodomésticos, onde a maioria dos consumidores está disposta a pagar 25 euros a mais pela inovação.

Confirmando a tendência de anos anteriores, o estudo mostra, ainda, que as mulheres estão mais abertas à novidade do que os homens. As mulheres valorizam produtos que as fazem ganhar tempo, enquanto os homens são comparativamente mais sensíveis ao fator ecológico.

Também este ano chegaram à conclusão de que já não são os jovens entre os 18 e os 24 anos aqueles que mais gostam de experimentar novos produtos, mas sim a faixa etária entre os 25 e os 34 anos.

Durante um ano, os 34 produtos eleitos pelos consumidores portugueses irão poder utilizar o logótipo “Produto do Ano”.

Esta é uma iniciativa da Peres & Partners, que distingue os produtos mais inovadores nas áreas da beleza e higiene Pessoal, produtos alimentares, equipamentos e outros, higiene no Lar e farmácia/saúde. Com início da sua atividade em 2004, a Peres&Partners implementou em Portugal esta iniciativa, que diz distinguir-se pela oportunidade que oferece às empresas portuguesas de reforçarem a sua capacidade competitiva no lançamento de novos produtos, visto que premeia, anualmente, os novos produtos lançados no mercado do ponto de vista da inovação. 

 

URL do artigo: http://imagensdemarca.sapo.pt/atualidade/portugueses-apostam-na-inovacao/
Copyright © 2012 Imagens de Marca. Todos os direitos reservados.