Páscoa antecipa bom ano para o turismo

23 de março de 2015

Páscoa antecipa bom ano para o turismo

Hoje, a imprensa portuguesa acordou com a notícia de que o turismo nacional continua em crescimento e a chegada da Páscoa promete antecipar o início de uma boa época turística. Segundo o Dinheiro Vivo, a intensidade da procura e a desvalorização do euro face ao dólar e à libra indicam crescimento face ao ano passado. O jornal refere mesmo que já há destinos e hotéis praticamente esgotados para esta Páscoa, revelando o crescimento da procura de viagens entre os portugueses, iniciado há um ano, e sustentado durante o verão. O Algarve é uma das regiões preferidas e a Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve refere que se prevê um “crescimento de 5%” e ainda a possibilidade de “subida dos preços, na ordem dos 3%”.

Ainda em Portugal, o fim das quotas do leite está a prejudicar a produção nacional. Segundo o Diário de Notícias, a nova lei vai fazer cair os preços da produção, no entanto sem reflexos para o consumidor final. A produção de leite na Europa, anteriormente regulada por um sistema de quotas, equilibrava a produção de cada país, o que faz com que a Federação das Cooperativas de Leite e Laticínios esteja apreensiva para este ano. A Federação refere a possibilidade de que “se venha a assistir ao fim de mais explorações em Portugal”.

O crescimento de streaming já pode ser contabilizado em números. Segundos os dados da RIAA (Associação da Indústria Fonográfica), o sistema de música online já é a segunda maior fonte de faturação do setor, ultrapassando a venda de CDs. O Business Insider refere que os números de 2014 mostram um crescimento de 1,87 mil milhões de dólares do setor nos Estados Unidos, um aumento de 29% em relação ao ano anterior, equivalendo a 27% da faturação no total na indústria da música. Diferente dos programas de download, os sistemas de streaming, como o Spotify, permitem a reprodução de músicas online, um setor que está cada vez mais em crescimento.

No mundo, também aumentou a venda de smartphones em 23%, durante o ano passado. Quem o diz é o Adnews Brasil que refere que as vendas globais de smartphones definiram um novo marco da categoria em 2014, chegando à casa dos 381 mil milhões de dólares e a mais de 1,2 mil milhões de unidades comercializadas. O volume deste ano superou o registado em 2013, segundo a Gfk, enquanto que a faturação foi 15% maior do que a do ano anterior. A contar para este aumento esteve também a Samsung que, este ano, espera vender cerca de 55 milhões de telemóveis da nova linha Galaxy. A Exame Brasil refere a marca prevê a venda de cerca de 16,2 milhões de unidades no terceiro trimestre do ano, seguido por outras 12,5 milhões no quarto trimestre do ano.

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
1 votos
Loading ... Loading ...
Jornalista: Ana Gaboleiro

Comentários (0)

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.