Parque de Monserrate vence European Garden Awards Parque de Monserrate vence European Garden Awards Parque de Monserrate vence European Garden Awards Parque de Monserrate vence European Garden Awards Parque de Monserrate vence European Garden Awards Parque de Monserrate vence European Garden Awards

10 de setembro de 2013

Parque de Monserrate vence European Garden Awards

O Parque de Monserrate, em Sintra, venceu na passada Sexta-feira, dia 6, na Alemanha, o European Garden Award atribuído pela European Garden Heritage Network (EGHN) e a Schloss Dyck Foundation. Este prémio, na sua 4ª edição, selecionou o Parque de Monserrate como vencedor na categoria “Best Development of a Historic Park or Garden“, ou seja, Melhor Desenvolvimento de um Parque ou Jardim Histórico.

Os European Garden Awards atribuem prémios em três categorias, como Melhor Desenvolvimento de um Parque ou Jardim Histórico; Parque ou Jardim Contemporâneo; e Prémio especial da Fundação Schloss Dyck.

O galardão, para o qual o Parque de Monserrate foi nomeado finalista com outros dois jardins europeus, implicou uma seleção inicial entre inúmeros parques e jardins europeus, elaborado com base em critérios como a utilização de métodos inovadores de implementação e gestão, a relevância para o desenvolvimento urbano, sustentabilidade ou envolvimento da comunidade, bem como a elevada qualidade na construção, restauro e manutenção.

O Parque de Monserrate tem registado um aumento no número de visitantes e, só em 2012, recebeu quase 100.000 visitas, o que representou uma subida de 14,26% relativamente ao ano anterior. Este parque integra jardins e palácio do séc. XIX. Foi sobretudo graças à intervenção do paisagista William Stockdale, do botânico William Neville, do mestre jardineiro James Burt e ao espírito romântico de Francis Cook, que se encontram hoje, no Parque de Monserrate, cenários contrastantes.

Espécies vindas de todo o Mundo foram organizadas por áreas geográficas, refletindo as diversas origens das plantas e compondo cenários ao longo de caminhos, por entre ruínas, recantos, lagos e cascatas, como a Parques de Sintra, empresa que detém os direitos sobre o Parque, que tem conduzido um trabalho de manutenção e restauro neste local, nomeadamente na recuperação do Jardim do México e do Roseiral, inaugurados recentemente.

Na cerimónia a Parques de Sintra esteve representada por Nuno Oliveira, Engenheiro Florestal e Diretor Técnico da Parques de Sintra para o Património Natural, Gerald Luckhurst, arquiteto Paisagista consultor da Parques de Sintra e Sérgio Lourenço, Chefe de Jardineiros do Parque de Monserrate.

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
1 votos
Loading ... Loading ...
Sandra Pinto Barata

Comentários (0)

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.