Padaria Portuguesa

16 de Maio de 2012

Padaria Portuguesa

A primeira Padaria Portuguesa nasceu em 2010 e hoje são seis as padarias da marca espalhadas pela cidade de Lisboa. Um caso de sucesso e um exemplo de inovação que Nuno Carvalho, presidente executivo da Padaria Portuguesa, apresentou aos alunos e curiosos que marcaram presença no auditório do IPAM – The Marketing School.

Licenciado em Gestão e ao fim de dez anos a trabalhar nos departamentos de comunicação e projectos do Pingo Doce, Nuno Carvalho de 33 anos, abandonou o grupo, arriscando-se por sua conta, com um projeto próprio.

Procurou inicialmente várias áreas de atividade, nomeadamente comercialização de calçado para crianças, sem conseguir criar aquela empatia com o negócio que procurava. Encontrou essa identificação no negócio de pão, na versão “bakery” do negócio de pastelarias tão enraizado na cultura portuguesa.

Nuno Carvalho acredita que o consumidor português tem o hábito de tomar a bica, o pequeno-almoço e o lanche no mesmo sítio. O gestor acha que, genericamente, há falta de qualidade e ambiente na oferta deste tipo de negócio. O pequeno estabelecimento familiar, que passa de pais para filhos, nunca adotou novas formas de organização e uma gestão moderna.
A partir destas conclusões, o presidente executivo da A Padaria Portuguesa viu neste setor uma janela de oportunidade, confirmada pela inexistência de “marcas fortes”, e agarrou o desafio. O passo seguinte passou por um exaustivo estudo de mercado, fortemente inspirado no “case study “Starbucks.

Nasce assim A Padaria Portuguesa que, desde o início, num mercado avaliado em Portugal em 5 mil milhões de euros, se posicionou como uma cadeia de lojas de bairro, que aposta na qualidade e na proximidade ao consumidor.

O modelo de negócio é caracterizado pela qualidade do produto, e uma experiência de consumidor multissensorial, marcadamente portuguesa, que passa pela confeitaria tradicional, pela decoração das lojas, pela musica ambiente (só se ouve musica portuguesa) e sobretudo, pelo atendimento simpático que pretende replicar a vida de bairro que volta novamente a estar na moda.

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
3 votos
Loading ... Loading ...
Vera Cardoso

Comentários (3)

  1. I am researching this post and thinking of it’s theme and trying to grasp what is this post regarding. buy vigrx plus

    por: tom,

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.